Os vereadores de Carangola, Wladimir Gusmão e Humbertinho, estiveram em Espera Feliz para conhecer as ações públicas de atenção aos animais em situação de rua na cidade. Eles foram recepcionados pelo vereador de Espera Feliz Paulo Felipe e a presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Espera Feliz, Clara Jane Schwenck, que explicaram como o projeto de acolhimento acontece.
Durante a reunião os vereadores de Carangola se mostraram felizes com a atenção dada pela administração pública (tanto na gestão interina quanto na atual) ao recolhimento, tratamento e acondicionamento dos animais. Segundo Wladimir e Humbertinho, por lá, parece faltar interesse do poder público para resolver, de forma consciente e efetiva, os casos de abandono de animais nas ruas da cidade.
Para Wladimir a castração é a melhor forma de “cuidar da saúde dos cães e resolver a situação de cachorros e gatos nas ruas”.
Ao conhecer o Canil Municipal, levaram as ideias e propostas adotadas em Espera Feliz para tentar a aplicação em Carangola. Que mesmo tendo pouco mais de 33 mil habitantes (de acordo com o IBGE em 2020) não possui políticas públicas para resgate e tratamento de animais abandonados.
O vereador Paulo Felipe fez questão de exaltar o trabalho desenvolvido pela SPAEF e a administração municipal.
“Os nobres vereadores vieram conhecer o projeto de defesa dos animais. Falamo para eles sobre o empenho da administração, tanto do governo interino quanto do atual gestor, para a construção, no prazo de cinco anos, da nova sede do canil. Segundo eles, em Carangola, as coisas são mais ‘agarradas’ por falta de interesse, mas que lutarão para que tudo possa fluir e no futuro essa dinâmica, vista aqui no município, possa acontecer lá. Outro ponto da nossa conversa foram as castrações, que na verdade, a chave para resolver os problemas”. Pontuou o vereador Paulo Felipe.