Neste último fim de semana a Polícia Militar Ambiental de Guaçuí, atendeu a solicitações de para recolhimentos de 02 aves silvestres, psitacídeos nativos da Mata Atlântica Brasileira, 01 ararinha-maracanã, também conhecida como Maracanã Verdadeira e 01 papagaio Chauá.
A ararinha maracanã foi encontrada na cidade de Alegre, e estava com as penas das asas cortadas, o papagaio Chauá foi encontrado por um morador de Iúna, que conta que o animal apareceu em sua residência totalmente atordoado e muito debilitado.
Esses animais ocorrem, exclusivamente, no Brasil, em regiões de serras próximas ao litoral, e cerrado brasileiro. Vivem, em média 40 anos e são especialmente visados pelo tráfico de animais silvestres, devido ao grande interesse como animal de estimação.
O papagaio Chauá teve sua população reduzida em 50% nos últimos 10 anos e a espécie está em risco de extinção.
Após o recolhimento as aves foram entregues ao IEMA onde passarão por avaliação veterinária para que sejam reintroduzidos ao seu habitat natural.
A Polícia Militar Ambiental orienta que ao depararem com tal situação comunique de imediato aos órgãos ambientais responsáveis, capacitados para fazerem o recolhimento de animais silvestres e esclarece ainda:
• Não é recomendado que o público em geral manuseie animais silvestres a não ser se este estiver em estado crítico e precise de ajuda imediata. Caso precise manusear um animal selvagem, use luvas e outros equipamentos de proteção, para não correr o risco de se machucar e/ou contrair doenças.
• Não ofereça comida ou água ao animal. Isso deverá ser feito por um veterinário especializado.
• Não acaricie ou brinque com um animal selvagem, isso só causa estresse e aumenta a possibilidade de uma reação negativa do animal.