A medida tem como referência o dia do mês e não o dia da semana – nesta segunda (22), por exemplo, podem atender, presencialmente, os estabelecimentos autorizados a abrir no dia par. Tanto nos dias pares, quanto nos ímpares, o comércio poderá funcionar de 10h às 16h, exceto os serviços essenciais, como farmácias, supermercados, postos de combustíveis, e unidades de saúde.
Já ao sábados, o comércio não irá abrir, sendo permitido somente os estabelecimentos de serviços essenciais. Quem desobedecer a medida estará sujeito a multa e pode ter o alvará de funcionamento caçado.
Podem abrir lojas de vestuário, calçados, cosméticos, perfumarias, acessórios, óticas, artigos esportivos e similares.
Eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de construção, lojas de venda de peças automotivas, lojas de venda de veículos automotores, móveis, colchões, cama, mesa e banho, artigos de festas e decoração, artigos de informática e similares vão poder funcionar no dia ímpar.
Além disso, se mantêm as medidas de distanciamento social e higiene, como lavar as mãos com água e sabão, usar e manter álcool 70% ao alcance dos clientes nos casos das empresas, e manter a distância de 1,5 metro, no mínimo, entre as pessoas.