07/10/2018

TRE-MG divulga vídeo desmascarando existência de urna que auto-completa voto.

Diversos

Após emitir comunicado desmentindo a ausência de processamento de todos os votos nas urnas, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou um vídeo, neste domingo (7), para desmascarar a possibilidade da existência de urna que auto-completa o voto. Este boato foi intensamente disseminado após um dos filhos do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), Flavio, divulgar um vídeo sugerindo fraude no processo eleitoral.
Filmando um programa de edição de vídeo, o técnico do TRE-MG explica, técnica e didaticamente, os pontos nos quais houve edição. “A respeito desse vídeo que foi postado como se a urna tivesse auto-completando o número dos candidatos, observe. Neste momento, no programa de edição, analisando, existem dois barulhos de clique, dois sons de clique, nesse primeiro resultado pintado de roxo e nesse, de amarelo”, afirma.
“Observe também que, na hora em que a pessoa aperta a tecla, não mostra um teclado por completo, sugerindo que uma segundo pessoa tenha feito esse segundo clique. Continuando, nesse momento, aparece todo o teclado e a mão da pessoa. Observe que essa área escura da urna é a sombra da tela de retina que não deveria refletir esse brilho, sugerindo que esse vídeo foi plantado e isso configura uma fake news”, conclui.


 
Link
Mais Vídeos »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90