A morte de Luiz Fernando de Souza Verli, de apenas 10 anos, comoveu a cidade de Ibatiba, na região do Caparaó Capixaba, e levantou discussões sobre bullying e violência escolar.
O menino, aluno da Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira Silveira, morreu nesta quinta-feira (12), após sofrer complicações graves em decorrência de uma infecção generalizada.
Segundo Augusta de Souza, mãe de Luiz Fernando, o filho teria sido agredido por dois colegas, de 12 e 13 anos, durante o intervalo das aulas na segunda-feira (9).
Ela relata que o garoto sofria bullying devido à sua aparência – ele tinha a pálpebra esquerda levemente caída, o que deixava o olho um pouco menor – sendo alvo de apelidos maldosos.
Durante o recreio, explicou a mãe, Luiz Fernando foi segurado pelo pescoço por um dos estudantes, enquanto outro desferiu golpes nele. A cena foi presenciada pela irmã do menino, de 8 anos, que tentou buscar ajuda da direção escolar, mas, segundo a mãe, foi ignorada.
Após as agressões, Luiz Fernando começou a sentir fortes dores nas costas. Mesmo após duas idas ao pronto-socorro, só na terceira consulta, na terça-feira (10), depois de muita insistência da mãe, foi feito o raio-x que detectou uma fratura em uma vértebra da coluna.
O quadro teria evoluído para uma infecção generalizada, afetando órgãos vitais. Transferido para o Hospital Milena Gottardi, em Vitória, o menino não resistiu.
A mãe de Luiz Fernando expressou revolta com a falta de intervenções na escola e com o atendimento médico inicial. “Quando está na escola, a responsabilidade é toda da escola. Como vou controlar algo que está na escola, não está na minha casa?”, questionou.
Investigação e luto oficial
Em nota, a Polícia Civil informou que a Delegacia Regional de Ibatiba está investigando o caso e que tomou conhecimento dos fatos por meio das redes sociais. “Não houve registro formal deste fato ou fato anterior de violência envolvendo a criança”. O corpo de Luiz Fernando foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames.
A Prefeitura de Ibatiba, em nota, lamentou profundamente a perda de Luiz Fernando e decretou luto oficial de três dias. A Secretaria Municipal de Educação assegurou que todas as medidas cabíveis serão tomadas para apurar o caso. “Repudiamos veementemente todo e qualquer ato de violência”, declarou.
Fonte: Dia a Dia ES