A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam) e da Superintendência de Polícia Regional Sul (SPRS), inaugurou o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) em Guaçuí. O espaço, localizado na sede da Delegacia de Polícia (DP), no centro da cidade, foi estruturado para oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente às mulheres vítimas de violência.
O evento contou com a presença de diversas autoridades.
A criação do Neam atende à necessidade de oferecer um espaço especializado para acolher vítimas de violência doméstica, garantindo que os procedimentos de investigação criminal e a expedição de medidas protetivas de urgência sejam realizados com maior agilidade e segurança. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a PCES e a Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria de Assistência Social.
"Este é um dia especial para a Polícia Civil, para a rede de proteção do município e, principalmente, para as mulheres de Guaçuí. O Neam será um espaço humanizado e acolhedor, representando uma porta de entrada crucial para o atendimento das mulheres em situação de violência, não só no município, mas em todo o Estado do Espírito Santo”, destacou a chefe da Div-Deam, delegada Cláudia Dematté.
O superintendente de Polícia da Região Sul, delegado Faustino Antunes Simões Filho, falou que o núcleo representa um avanço significativo no atendimento às mulheres que chegam em situação de vulnerabilidade, especialmente em casos de violência doméstica. “Teremos uma equipe capacitada, instalações adequadas e até mesmo um espaço Kids para acolher as crianças enquanto a vítima é atendida. O objetivo é oferecer um ambiente humanizado e estruturado para esse público", disse o delegado.
Já o titular da Delegacia de Guaçuí e responsável pelo Neam, delegado Levy Santana de Carvalho, ressaltou que a implementação de políticas públicas para as mulheres no município de Guaçuí é imperiosa e tem o objetivo de atenuar os efeitos deletérios do ciclo de violência vivenciado pela mulher em situação de vulnerabilidade. “A criação do Neam, com esse atendimento humanizado, cria uma nova realidade em Guaçuí, que dá ferramentas à Polícia Civil para uma atuação mais eficaz, propiciando às mulheres um encorajamento para denunciar a violência vivenciada nos ambientes listados na Lei n⁰ 11.340/06 - Lei Maria da Penha", explicou o delegado.
O Neam funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Delegacia de Polícia de Guaçuí, situada na Rua Antônio José de Faria, 26, bairro São José. O telefone para contato é (28) 3526-1790.