Cidadãos de Carangola ajudam biólogos a confirmar que o cágado-de-hogei não foi extinto na região.
O cágado-de-hogei (Ranacephala hogei), também conhecido como cágado-da-barriga-amarela ou cágado-do-Paraíba, é uma das 25 espécies de quelônios mais ameaçadas do mundo. A espécie é encontrada no Rio Carangola, com registros em diversas cidades ao longo de seu percurso.
O biólogo Clodoaldo Lopes de Assis juntamente com a bióloga carangolense Camila Moura Novaes e o pesquisador do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Rafael Martins Valadão, conduziram uma extensa pesquisa com o apoio dos "cidadãos cientistas" da cidade. Cidadãos cientistas são pessoas que contribuem com as pesquisas ao fornecer informações, fotos, vídeos e relatos sobre a espécie.
Com essa colaboração o grupo de pesquisadores constatou que o cágado-de-hogei ainda está presente no rio Carangola, contrariando temores de extinção local. Esses dados reforçam a importância da preservação do Rio e destacam a região do Vale do Rio Carangola como área extremamente importante para a conservação dessa espécie criticamente ameaçada.
Os resultados dessa pesquisa foram utilizados para publicação de um artigo científico que pode ser acessado pelo link abaixo:
https://www.scielo.br/j/aabc/a/CYwMFLTjPb4nPHxcVPLHb7J/...
Informações:
Bióloga
Camila Moura Novais
Acontece Carangola e Região