A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil anunciou, na quinta (23), os melhores cafés especiais torrados que concorreram ao Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024.
O concurso premiou 10 marcas de cafés especiais torrados, em duas categorias: arábica e canéfora (robusta e conilon).
A cerimônia foi realizada na sede da CNA, em Brasília, e contou com a presença da diretoria da Confederação, dos produtores finalistas do concurso e familiares, especialistas e representantes de embaixadas.
Esta edição do prêmio foi realizada pela CNA em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e com a empresa da consultora e barista Helga Andrade, especialista em cafés.
Na categoria arábica, o campeão foi Manoel Protazio de Abreu, do Café Família Protazio, de Dores do Rio Preto (ES).
O segundo colocado foi o produtor Thiago Dias Douro, do Cafés Especiais, de Marechal Floriano (ES). O terceiro lugar ficou com Sidney Portilho, da marca Portilho Cafés Especiais, de Luisburgo (MG).
O vencedor da categoria canéfora (robusta e conilon) foi o produtor João Alves Da Luz, do Café da Luz, de Cacoal (RO). A segunda posição foi ocupada pelo produtor Marcelo Santos Lopes, do Café Canindé, de Rolim de Moura (RO). Em terceiro lugar ficou Everaldo Gato da Silva, da marca Sonho Real, de Novo Horizonte do Oeste (RO).
Os cinco primeiros colocados do concurso, nas duas categorias, receberam certificados e prêmios em dinheiro.
Os três primeiros vencedores de cada categoria receberam troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cafés Especiais Torrados.