30/04/2024 às 11h41min - Atualizada em 30/04/2024 às 11h41min

Agricultoras participam de curso sobre café em Dores do Rio Preto

Dores do Rio Preto

Conexão Safra

Durante o mês de abril, o distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, sediou o início das ações do projeto “Mulheres do café:  igualdade de gênero e agregação de valor na cafeicultura capixaba”, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Mulheres cafeicultoras e iniciantes na atividade, participaram do primeiro curso do projeto com o tema “cafés especiais”.

A ação foi organizada pelas extensionistas do Incaper local Patrícia da Matta e Priscila Nascimento. A trocas de conhecimento em cafés especiais entre as mulheres, a apresentação do projeto “Mulheres do Café” e a prática de análise sensorial de amostras de café, estiveram entre os destaques programação.

Patrícia da Matta reforçou a importância dos serviços femininos na cafeicultura, uma vez que as mulheres estão inseridas invisivelmente em todas as fases da produção, desde o cultivo até o beneficiamento e comercialização do café.

“O projeto visa justamente trazer visibilidade e conhecimento para as mulheres que estão no campo. Este foi o primeiro curso de uma série de eventos e capacitações voltados para o crescimento intelectual e operacional de mulheres do campo”, explicou.

A extensionista do escritório local do Incaper, em Dores do Rio Preto, Priscila Nascimento, contou que a primeira ação do projeto foi satisfatória. “Já inscrevi novas mulheres para os próximos cursos. Todas saíram motivadas e ficou muito clara a felicidade dessas mulheres”.

As cafeicultoras que tiverem interesse em participar das próximas turmas, devem procurar a equipe local do Incaper, para saber sobre datas e horários. Mesmo aquelas que estiverem em outros municípios, podem procurar as equipes locais.

A ação aconteceu no Centro Multiuso de Dores de Rio Preto, espaço cedido pelo município para realização da ação.

Sobre o projeto

O “Mulheres do café:  igualdade de gênero e agregação de valor na cafeicultura capixaba”, pertence ao INOVAGRO, com apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e coordenado pelo Incaper.


 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90