23/01/2024 às 12h04min - Atualizada em 23/01/2024 às 12h04min

Casos confirmados de dengue, chikungunya e zika vírus em Minas Gerais aumentam 754% em um ano

Espera Feliz registrou 61 casos

Segundo o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da SES-MG (atualizado em 22/01/2024), Espera Feliz registrou 61 casos de Dengue. A Prefeitura intensificou as ações no combate ao mosquito nas últimas semanas. 

O verão e, sobretudo, as chuvas de início de ano trazem velhos problemas aos municípios e à população: o aumento no número de casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o aumento de diagnósticos positivos de dengue, chikungunya e zika vírusé de 754% na primeira quinzena de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Até 15/01, Minas Gerais registrou 5.206casos de dengue e chikungunya no Estado. Somente no período de uma semana foram computados 4.672 testes confirmados de dengue e chikungunya em Minas Gerais.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, apontou que o momento atual requer muita atenção às arboviroses e o apoio e participação dos municípios é fundamental para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. “Estamos no período sazonal das doenças, que ocorre entre os meses de outubro e maio, e é esta a época em que mais precisamos dos gestores para redobrar os cuidados, a mobilização e o enfrentamento das arboviroses nos territórios”, disse.

Alerta

Minas Gerais registrou a primeira morte por dengue no Estado em 2024. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Monitoramento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta segunda-feira (22 de janeiro), a vítima morava em Monte Belo, no Sul de Minas.


Cuidados


Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde. As ações de controle ocorrem, principalmente, na esfera municipal. Quando o foco do mosquito é detectado, e não pode ser eliminado pelos moradores de um determinado local, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada.   


E a população pode ajudar a combater os focos do mosquito. O que fazer:
 

*Tampar os tonéis e caixas-d’água.

*Manter as calhas sempre limpas.

*Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo.

*Manter lixeiras bem tampadas.

*Deixar ralos limpos e com aplicação de tela.

*Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia.

*Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais.

*Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90