06/12/2023 às 11h49min - Atualizada em 06/12/2023 às 11h49min

Projeto no Parque Nacional do Caparaó promove a reciclagem de cartuchos de gás usados por campistas

Programa de Reciclagem

 

Cartuchos de gás utilizados por visitantes que acampam no Parque Nacional do Caparaó serão reciclados e reaproveitados na indústria de aço. A iniciativa da empresa Gear Tips Outdoor instalou no parque um coletor de cartuchos que geralmente são descartados de forma irregular, uma maneira de reduzir o impacto ambiental dos produtos. De acordo com a empresa, o parque - com 80% da área situada em território capixaba - é o primeiro do Brasil a receber o projeto.
 

Os cartuchos são usados por campistas para cozinhar em atividades ao ar livre, substituindo o gás de cozinha. A ideia é que, após o descarte, os recipientes passem por um processo de transformação, e os resíduos se tornem matéria-prima para alimentar a indústria de aço.


O coletor foi instalado no dia 18 de novembro e já está disponível para utilização. Para garantir a segurança aos centros de reciclagem, o cartucho é perfurado e os resíduos que sobram no recipiente são esvaziados.


A iniciativa faz parte de um Programa de Reciclagem desenvolvido pela Gear Tips Outdoor, plataforma de educação para praticantes de atividades na natureza. No Espírito Santo, a instalação foi realizada em parceria com a Caminhantes do Caparaó e Cooperativa Aguapé, responsáveis locais pelo recolhimento, transporte e reciclagem dos resíduos dos coletores cheios.


“Temos o objetivo de, até o final de 2025, inserir coletores em todos os parques nacionais e estaduais que possuem áreas de camping. Fazer essa estreia em um dos mais importantes parques brasileiros é um marco para o projeto e para a conscientização das pessoas”, destaca Pedro Lacaz Amaral, Idealizador do Programa de Reciclagem.
 

De acordo com os organizadores, os coletores estão disponíveis em 27 pontos parceiros de coleta no Brasil, entre lojas de esporte e clubes de caminhada/escalada.


Sara Oliveira / A Gazeta


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90