30/11/2023 às 11h27min - Atualizada em 30/11/2023 às 11h27min

Infraestrutura 5G pode ser instalada em Dores do Rio Preto e cidades do Caparaó

Caparaó Capixaba

 

Mais 623 municípios brasileiros poderão instalar a infraestrutura para o 5G a partir de 4 de dezembro deste ano. A decisão parte do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), que se reuniu nesta quarta-feira (29/11), e alcança 81% da população do país.

Ao todo, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz, incluindo Dores do Rio Preto e municípios do Caparaó Capixaba. Agora as cidades estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis, beneficiando a população.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a Pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço com qualidade para toda a sociedade. "Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, afirmou.

Com a decisão do GAISPI, as operadoras poderão solicitar a implantação do serviço nas localidades contempladas. 

IMPLANTAÇÃO - A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

Confira a lista das cidades beneficiadas da região do Caparaó Capixaba:


 
 
ES Divino de São Lourenço
ES Dores do Rio Preto
ES Guaçuí
ES Ibatiba
ES Ibitirama
ES Irupi
ES Iúna
ES Muniz Freire
   
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90