Alerta sobre recorde nos termômetros e baixa umidade em todo o estado é válido até a próxima quinta-feira (16/11).
Pelo menos até quinta-feira (16/11), Minas Gerais enfrenta a terceira onda de calor do ano e uma das mais intensas da história, com previsões de temperaturas que podem superar os 44°C.
O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) emitiu alerta sobre recorde nos termômetros e a baixa umidade em todo o estado.
Além do desconforto, o calorão acarreta potenciais riscos à saúde e ao meio ambiente.
De acordo com o Simge, o calor intenso poderá durar mais dias e ser sentido em todas os 853 municípios mineiros.
No entanto, as regiões do Triângulo, Noroeste, Central e Norte de Minas serão as mais impactadas, com previsão de temperaturas máximas que podem variar de 39°C a 44°C.
Nas demais áreas, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os termômetros também devem bater recordes, variando entre 36 e 39°C.
Histórico
A primeira e segunda onda de calor registradas em Minas Gerais ocorreram em agosto e setembro, quando os termômetros chegaram a 39 e 43°C, respectivamente, no Norte de Minas.
A capital chegou a registrar 34,3°C em agosto e 38,6°C no dia 25/9.
De acordo com o meteorologista do Simge, Heriberto dos Anjos, a intensidade desta nova onda é semelhante à anterior, porém, só será possível uma comparação da escala de graus célsius após coleta de dados ao longo desta semana.