30/10/2023 às 12h25min - Atualizada em 30/10/2023 às 12h25min

“O ATeG é uma escola” diz produtor de café campeão de Carangola

Cafés da região

O cafeicultor Victor Lopes e sua família, da comunidade de Conceição, em Carangola, são os campeões do XXII Concurso Regional Qualidade do Café das Matas de Minas, promovido pela Emater. Atendidos no Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar, eles concorreram na categoria “Terras Baixas”. A bebida alcançou 88 pontos. “O ATeG é uma escola. Nos ensina para depois a gente caminhar sozinho”, celebrou.

A premiação aconteceu este mês em Muriaé. Satisfeito com o resultado, Vitor contou que ele, o pai e o irmão participam do concurso há mais de 15 anos. “Sempre tivemos destaque na competição, mas o primeiro lugar nunca vinha”, relembrou. Para ele, a participação no ATeG foi o diferencial na conquista do lugar mais alto do pódio. “Agora a gente conhece melhor a lavoura, cuidamos da nutrição e seguimos à risca as recomendações do técnico. Tudo isso está melhorando a nossa produção e a qualidade”, contou o produtor.

Victor também explicou que dividir os 4,80 hectares de lavouras de café em talhões foi uma grande mudança na propriedade. “Dessa maneira a gente consegue saber onde tem resultados e tomar decisões seguras”. O aumento da produção também foi um avanço. A média das últimas três safras foi de 50 sacas por hectare. “Esse ano tivemos um talhão com produção recorde de 118 sacas por hectare. Sabemos disso porque anotamos tudo e trabalhamos com os dados que temos para melhorar”, pontuou.


O técnico de campo Igor Peron acompanha o produtor desde 2020 e destacou que os resultados refletem o empenho de Vitor e sua família com o ATeG Cafe+Forte. “Houve renovação com plantio de 4680 plantas de novas variedades e eles adotaram manejos e boas práticas fundamentais como análise de solo, podas, adubação foliar, controle de pragas e doenças e a tecnologia da adubação de liberação controlada”.

Para ele, o prêmio no concurso foi “uma consagração dos esforços coletivos empenhados na propriedade, demonstrando que onde se tem gestão se obtém resultados”. Já Victor, que além de cafeicultor é técnico em administração, diz que explora ao máximo as visitas dos técnicos de campo. O programa veio para fazer o cafeicultor se profissionalizar, para gerenciar sua atividade e gerar lucro para a família”. “A Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar, tem este objetivo de gerar melhoria na qualidade de vida do produtor rural”, completou o técnico Igor.

Capacitação

Além do ATeG Café+Forte, Vitor também faz cursos de formação profissional rural do Sistema Faemg Senar oferecidos na comunidade pelo Sindicato dos Produtores Rurais da comarca de Carangola. 
No currículo estão capacitações em poda, adubação e comercialização de café, entre outros.

A agente de desenvolvimento rural do Sindicato, Fernanda Azevedo, diz que “é um orgulho para a entidade ver os cafés do município em destaque e saber que o nosso trabalho dá resultado”.

Qualidade e vendas

O café especial premiado é fruto de um processo de atenção à qualidade incentivado pelo ATeG Café+Forte. “Está sendo um trabalho progressivo e natural. O objetivo é que toda a produção seja avaliada pelo menos com o tipo bebida dura. Fazemos isso de forma simples, avaliando o estágio de maturação das lavouras para se fazer a colheita no momento certo”, explicou o técnico. A atenção tem gerado bons negócios. Na safra 21/22 o valor médio de venda ultrapassou os R$1100 e este ano, mesmo com os preços em queda, o preço médio da saca foi de R$816.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90