28/08/2023 às 14h39min - Atualizada em 28/08/2023 às 14h39min

Presa quadrilha do golpe via WhatsApp: há vítimas em Minas Gerais

Região

Imagem ilustrativa

 

Um grupo preso no estado do Ceará é acusado de aplicar golpes virtuais e fez vítimas em várias cidades de Minas Gerais. Para a polícia, a quadrilha que atuava em vários estados causou prejuízo estimado em mais de R$ 1 milhão. Os investigados utilizavam o WhatsApp para aplicar os golpes.


Foram identificadas vítimas nas regiões do Vale do Aço, Triângulo, Alto Paranaíba, Centro-Oeste, Zona da Mata, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Sul e Região Metropolitana de Belo Horizonte.


A quadrilha aplicava golpes a partir da clonagem do WhatsApp. Em outros casos, simplesmente se passavam por familiares e amigos das vítimas e pediam dinheiro emprestado. A Operação Dublê, da Polícia do Ceará, foi deflagrada no dia 23 de agosto, quando foram cumpridos seis mandados de prisão.
Entre os alvos estão três homens de 26 a 38 anos e três mulheres, de 28 a 45 anos


Os crimes de estelionato virtual no WhatsApp eram feitos a partir da clonagem do aplicativo de uma vítima ou colocando uma imagem de um parente ou amigo no perfil e procurando as vítimas para pedir dinheiro.


Com números diferentes, os golpistas alegavam troca de chip e, depois, pediam a transferência de dinheiro para contas de terceiros e, por estarem com fotos de amigos ou familiares, usavam da boa vontade das vítimas para receber o valor.
 

A Polícia Civil rastreou cerca de 180 contas bancárias usadas pelos criminosos para receber o dinheiro das vítimas, em muitos casos, idosos. Os investigados vão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato na modalidade fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.


Com informações do Diário do Aço


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90