15/08/2023 às 09h22min - Atualizada em 15/08/2023 às 09h22min

Jovens empregados em Divino e Orizânia após capacitação

Sistema Faemg Senar

O conhecimento adquirido no Programa Jovem no Campo, do Sistema Faemg Senar, foi o diferencial que garantiu o emprego a dois jovens de Divino e Orizânia, na Zona da Mata de Minas. Focado na cafeicultura, o programa foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Divino em 2022 e este ano ambos conseguiram vagas de emprego em empreendimentos ligados ao agronegócio.

Miguel Nogueira, de 16 anos, trabalha, desde maio, como auxiliar de prova em uma corretora e exportadora de café de Divino. “Com o Jovem do Campo aprendi a torrar, moer e provar o café, que é a parte em que eu atuo no meu trabalho. O programa me deu a experiência que precisava para conseguir a vaga”, elencou.

Já Júlia Silva, de 18 anos, atua em uma loja de produtos agrícolas de Orizânia há três meses. “O que aprendi de mais valioso foi a valorização do trabalho no campo. O programa gera oportunidades. Me orgulho muito de ter feito, pelas experiências vividas, e pelo contato com excelentes professores”, comemorou.

Membro da diretoria e agente de desenvolvimento rural (ADR) do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino, Viviane Cunha destacou que a entidade comemora a transformação que o programa proporcionou aos jovens. “No início do programa eles relataram não ter interesse no meio rural e queriam deixar suas cidades ou trabalhar em outras áreas”, contou.

Viviane explicou que além dos módulos do curso, os alunos também participaram de eventos como a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, e a Semana do Fazendeiro, em Viçosa. Para a ADR, essas visitas ampliaram o olhar dos jovens e impulsionaram a procura por atividades dentro do agronegócio.

“É muito gratificante perceber que conseguimos levar informação e transformar conceitos. É disso que precisamos: que o jovem perceba que o campo é um local viável para se viver com qualidade”, assinalou Viviane Cunha.

Ela ainda salientou que a conquista de Miguel e Júlia comprova a eficácia do trabalho desenvolvido pelo sindicato. “Nossa função não é apenas a representação de classe, mas também apresentar informações e possibilidades aos jovens para preparar o futuro da classe no nosso município”, concluiu.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90