14/06/2023 às 11h45min - Atualizada em 14/06/2023 às 11h45min

Jovem de 16 anos morre por meningite em Manhuaçu

Saúde em alerta

A Secretaria de Saúde de Manhuaçu confirmou, nesta terça-feira (13), a primeira morte causada por meningite bacteriana na cidade, em 2023. A paciente era uma jovem de 16 anos, que morreu no dia 4 de junho após receber atendimento na Unidade de Atendimento Intermediário (UAI) e depois ser transferida para a Unidade de Urgência e Emergência do Hospital César Leite.


O namorado dela, de 21 anos, segue internado na enfermaria do Hospital César Leite. O rapaz não teve diagnóstico confirmado de meningite. Está estável e foi suspenso o isolamento. O caso dele é investigado e os exames vão ser realizados em Belo Horizonte.


De acordo com nota emitida pela Secretaria, a prefeitura “está procedendo com o protocolo sanitário que determina a realização de ações preventivas, tais como: avaliação das pessoas que tiveram contato próximo para definir uso de medicação específica e; realização de análise do cartão de vacina, para a vacinação seletiva de quem ainda não tomou o imunizante contra a meningite.”

A SMS informou que diante da confirmação da morte, colegas de escola, familiares e profissionais de saúde que tiveram contato próximo com o paciente receberam a quimioprofilaxia como medida preventiva. Na manhã de hoje, um mutirão de vacinação aconteceu na Escola Estadual de Manhuaçu.

A vacina contra a meningite está disponível pelo SUS e pede aos pais o cartão de vacina dos filhos, conforme o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90