25/05/2023 às 14h03min - Atualizada em 25/05/2023 às 14h03min

Cafeicultores organizam abertura de cooperativa em Espera Feliz

Espera Feliz

SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz está auxiliando cafeicultores a organizarem uma cooperativa com foco principal na comercialização. A iniciativa surgiu após participarem do programa especial do Sistema Faemg Senar Gestão com Qualidade em Campo (GQC).

O agente de desenvolvimento rural do Sindicato, Leonardo Chaves de Souza, explicou que o GQC foi realizado com produtores que fazem parte de dois grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café+Forte e a ideia de abrir a cooperativa é colaborar para o crescimento coletivo com responsabilidade.

“O mercado está pedindo uma cooperativa que seja parceira do homem do campo. Estamos dando os primeiros passos e acreditamos que essa organização vai ajudar muito a nossa região para agregar valor aos cafés, facilitar a exportação e valorizar o trabalho dos produtores rurais”.


O produtor Paulo Toledo acredita que, com a base oferecida pelo GQC e com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais, a cooperativa será bem-sucedida. “Esse curso veio como um divisor de águas da propriedade rural, mostrando que ela é realmente uma empresa e deve ser bem administrada”.

Paulo destacou que a metodologia para a criação da cooperativa considera valores reforçados durante a capacitação. “O produtor passou a ver-se de uma forma diferente e saber que o bem tem que ser para todos os parceiros e para a natureza”.  O cafeicultor acredita que a cooperativa vai abrir um leque de oportunidades que deve ser aproveitado com inteligência e harmonia. “O objetivo é crescer e evoluir e, com isso, vem a rentabilidade necessária e justa”.


O processo para a abertura da cooperativa está sendo acompanhado pelo instrutor do CQC, Jair Monte. Neste mês, um grupo de 47 produtores participou de um encontro conduzido por ele. Os presentes assistiram a uma palestra com o tema “capacitação humana para o coletivismo”, estruturaram seis grupos de base e escolheram seus coordenadores que formarão o conselho consultivo da cooperativa.

 

Jair Monte enfatizou que o entusiasmo da turma, o investimento em conhecimento e em um modelo de gestão profissional são fundamentais para o sucesso da cooperativa que será aberta. “O fracasso de muitas organizações é consequência da falta de preparo dos cooperados. Por isso, uma das condições para entrar na cooperativa é fazer os cursos de administração rural e o CQG oferecidos pelo Sistema Faemg Senar. O objetivo é qualificar todos os cooperados”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90