O governador Romeu Zema (Novo) anunciou uma série de medidas que devem ser tomadas para aumentar a segurança nas escolas de Minas Gerais. Uma das ações a serem implementadas de maneira imediata é o controle da entrada de pessoas nas instituições de ensino estaduais.
A medida foi anunciada durante uma visita de Zema à Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. Após o ataque ocorrido a uma creche em Blumenau (SC), o Núcleo de Proteção Escolar emitiu uma série de protocolos, dentre eles o controle de pessoas nas escolas.
Só terão acesso às instituições os indivíduos que forem identificados e tiverem autorização. "Passamos a ter controle de acesso. [As escolas terão] portões fechados. Qualquer pessoa terá que se identificar. Essa medida passará a ser adotada na próxima semana", adiantou o governador.
Zema também anunciou investimentos em câmeras de segurança para o circuito interno das escolas estaduais. No ano passado, foram 48 milhões investidos neste setor. Para 2023, o governador pretende reservar mais 35 milhões para equipar todas as escolas do estado de Minas Gerais.
O trabalho com a Polícia Militar também deve ser reforçado para aumentar a segurança nas escolas. Cerca de 120 viaturas serão entregues às forças de segurança nesta semana para melhorar o policiamento. Além disso, a superintendência de ensino terá um canal direto com a PM, para aumentar o tempo de resposta em caso de necessidade.