Na manhã desta segunda-feira, 10/04, em todo o Estado de Minas Gerais a Polícia Militar deu início à Operação de Proteção Escolar- Atena, que trata-se de uma ação estratégica e integrada que busca garantir a segurança e o bem-estar da comunidade escolar, prevenindo a violência e promovendo a cultura de paz.
O nome “Atena” foi escolhido por representar a sabedoria, a estratégia e a proteção, que são características da deusa grega, considerada a patrona das artes, da ciência e da filosofia e que protegia os estudantes e as escolas na Grécia Antiga.
Infelizmente, os últimos anos foram marcados por uma série de ataques violentos em escolas brasileiras, e a violência nas escolas tem sido uma preocupação constante no país. Os impactos desses episódios geram um clima de medo e insegurança nas escolas e na sociedade em geral.
A Polícia Militar de Minas Gerais vêm desempenhando um papel fundamental na prevenção da violência no ambiente escolar. Em muitos casos, a presença da PM nas escolas é um fator dissuasório para potenciais agressores, que se sentem inibidos pela presença da autoridade policial. Neste sentido a PMMG desenvolverá ações e operações para a manutenção da paz e resgate do bem estar e sensação de segurança de toda comunidade em especial as que se encontram no ambiente escolar.
Na área do 11º Batalhão de Polícia Militar em nossa região, as patrulhas escolares serão intensificadas, com objetivo de proteger e garantir a segurança dos estudantes, professores e demais profissionais da educação; combater a violência e a criminalidade nas proximidades das escolas, garantir a proteção dos estudantes durante o trajeto de ida e volta às escolas e promover a participação ativa da sociedade na construção de um ambiente escolar mais seguro e saudável.
Para tanto haverá um aumento do policiamento preventivo e ostensivo nas imediações das escolas além de visitas comunitárias, palestras, workshops e outras atividades para conscientizar alunos, professores e pais/responsáveis sobre a importância da segurança escolar. Essas ações contarão com a participação de outros órgãos públicos e instituições como as Secretarias Municipais de Educação e Superintendências de Ensino, Conselho Tutelar, Ministério Público, entre outros, para fortalecer as ações de proteção escolar haverá também o fortalecimento da Rede de Escolas Protegidas.
Já a Polícia Civil segue com as investigações para localizar e prender os responsáveis pela divulgação de imagens em redes sociais sobre ataques em escolas. As publicações sobre ataques foram divulgadas neste último fim de semana nas redes, trazendo o pânico para a população de diversas cidades de Minas.
Nesse primeiro momento as forças de segurança trabalham com a hipótese de notícia Fake News com o intuito de trazer pânico a população, mas continuam com os trabalhos de medidas de prevenção e reforço da segurança nas escolas.
Em vários estados do país, autoridades e gestores públicos e privados atuam na elaboração de projetos e preparam ações e medidas que possam conter e evitar tanta violência.
A proteção escolar é uma iniciativa fundamental para a garantia do direito à educação de qualidade e da segurança de toda a comunidade escolar. A Operação de Proteção Escolar é mais um passo importante para a promoção da segurança pública em Minas Gerais e no Brasil.