21/03/2023 às 11h13min - Atualizada em 21/03/2023 às 11h13min

Fórum de Educação Ambiental será realizado na Região

Parque Estadual do Brigadeiro

Oito municípios da região da Zona da Mata estão envolvidos na organização do Fórum de Educação Ambiental, que será realizado 1 e 2/4 e terá como tema o Parque Estadual do Brigadeiro

Com o slogan “Eu sou vizinho do parque, e daí?”, o evento é iniciativa da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais – Zona da Mata (CIEA MG ZM), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas IEF e Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Carangola, Muriaé, Ponte Nova e Ubá. 

Além de Araponga, Muriaé, Miradouro, Fervedouro, Divino, Sericita, Ervália e Pedra Bonita receberão atividades do fórum. 

Para a superintendente Regional de Ensino de Ponte Nova, Rosane Name dos Reis Fialho, os fóruns representam um momento ímpar. “Pensar na educação ambiental e buscar esse envolvimento das comunidades é o caminho certo para que a gente tenha qualidade de vida. Com certeza a educação é o ponto de referência e o suporte para esse trabalho. Acredito na possibilidade da educação transformadora e a educação ambiental precisa ser vivida e não ser apenas um discurso”, destacou.

Sensibilização 

De 7 a 17 de março, as cidades receberam Fóruns de Educação Ambiental Municipais (ForEAM’s)  para a realização do XXXIII ForEA. Houve apresentações sobre o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB), palestras de sensibilização socioambiental, metodologia para inscrição dos municípios no fórum e sugestões de temas para discussão.  

Segundo o analista ambiental e ponto focal das unidades de conservação pelo IEF, João Carlos, o fórum será uma ferramenta fantástica para o desenvolvimento sustentável da região como um todo, mas principalmente para as comunidades que estão no entorno do parque. “Somente a educação ambiental pode mudar o comportamento das pessoas e provocar transformações positivas no meio ambiente”, ressaltou.

A ideia é discutir o relacionamento das comunidades vizinhas à Unidade de Conservação e as melhorias da qualidade ambiental por meio da educação. Também pretende-se motivar alunos, moradores, lideranças e gestores públicos como forma de estimular a valorização do meio ambiente.

A mobilização teve o apoio do Corpo de Bombeiros de MG, Polícia Militar MG, Polícia Militar de Meio Ambiente, do Ministério Público (MPMG), de gestores municipais e secretarias estadual e municipais de Educação, entre outros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90