O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Minas Gerais (Procon-MG), órgão do Ministério Público, multou a plataforma de comércio eletrônico Shopee em R$ 7,4 milhões por descumprimento de ofertas e não entrega de produtos adquiridos no site da empresa. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (6).
Conforme a 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, foram consideradas reclamações contra a Shopee recebidas pelo próprio órgão e no site "Reclame Aqui", canal de interação entre consumidores e empresas para relatar problemas.
De acordo com o órgão, além de reclamações recebidas pelo MPMG, várias outras foram registradas no site ‘Reclame Aqui’ contra a empresa.
"Infelizmente, desde o dia 24 de janeiro fiz um pedido na shopee , já pedi reembolso falaram que estava chegando e nada", disse um dos clientes na internet.
"Uma falta de respeito com o cliente, pois o suporte não ajuda em nada, não passam uma solução, parece que não tem poder pra nada", contou outro.
"O site da Shopee fornece um código de rastreio inválido, e às vezes não informa nem o tipo de transportadora que faz a entrega. Como fica o consumidor nessa historia?", reclamou mais um cliente.
Conforme entendimento do Ministério Público, as práticas registradas pelos consumidores consistem em infrações ao Código de Defesa do Consumidor. O valor da multa deverá ser depositado no Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. Ainda conforme o órgão, a empresa tem 10 dias úteis para recorrer após a notificação.