19/01/2023 às 10h21min - Atualizada em 19/01/2023 às 10h21min

Patrimônio da Penha recebe o projeto "Vozes, Violas, Tambores e Violões"

Cultura

Jornal Fato

A cultura irá pulsar na Região do Caparaó através da Residência Artística "Vozes, Violas, Tambores & Violões", aprovada no Funcultura/ES. A programação, que acontecerá nos espaços culturais Sítio Alegria Alegria, no Quintal da Villa e no coreto da praça no charmoso vilarejo de Patrimônio da Penha, possui atividades gratuitas para o público.
 

Serão cinco dias de imersão e muita troca musical entre artistas de quatro estados, sendo eles: Carlinhos Ferreira (MG), Dani Nogueira (ES), João Arruda (MG), Levi Ramiro (SP), Luis Perequê (RJ), Manu Saggioro (SP), Marcos Côco (ES) e Suindara (ES).
 

Com trabalhos tão ricos, por mesclarem em suas respectivas carreiras referências destes BRASIS e composições autorais, a escolha dos artistas convidados passou por uma curadoria apurada para que os processos de trocas em um intercâmbio cultural fossem intensos, de forma que as vivências sonoras possibilitassem influências mútuas e novas parcerias.


Com vastas produções que já rodaram o território brasileiro e, literalmente, o Mundo, os artistas mais experientes se encontrarão com outros que mesmo com poucos anos de estrada já imprimem em suas carreiras a importância da preservação de nossa música (muitas vezes não midiática) ao resgatarem e comporem composições que dialogam com os sertões, com os cantos de trabalho, com as rodas em volta de fogueiras, com versos ritmados e percussivos já embutidos na própria melodia.


Como o intercâmbio entre os artistas visa não somente a troca das influências, mas a abertura de caminhos no conhecimento mútuo, a programação possui atividades abertas ao público. Além de dois bate-papos, uma live-show e um Sarau online, o público poderá presenciar a reunião de artistas no Sarau que será realizado no Coreto de Patrimônio da Penha. A residência é idealizada e realizada pelos produtores culturais Guilherme Silva e Dani Nogueira.

 

Programação completa:


Quarta-feira (18)

9h30 às 11h30 - "Prosa Percussiva" com Carlinhos Ferreira (MG). O músico e artesão apresentará para a comunidade de Patrimônio da Penha e região o processo de construção de diferentes instrumentos que o mesmo fabrica e utiliza, tais como: pandeirão, tambor de corpo de lata, rabeca, chocalhos, dentre outros.

20 vagas disponíveis, preenchidas por ordem de chegada.

Local: O Quintal da Villa, Patrimônio da Penha/ES.

 

14h às 16h - "Bate-papo Mãos que fazem, mãos que tocam" com Levi Ramiro (SP). O músico e artesão apresentará as violas que ele mesmo constrói, que possuem o corpo feito com um fruto bem conhecido: a cabaça (também conhecida como porongo). Nesta conversa, teremos a explicação de como são feitas, as etapas de construção, quais madeiras foram utilizadas no instrumento e, claro, ouviremos o som das batidas com muita música!

20 vagas disponíveis, preenchidas por ordem de chegada.

Local: O Quintal da Villa, Patrimônio da Penha/ES.

 

Quinta-feira (19)

19h - "Live-show Mãos que fazem, mãos que tocam": Nesta atividade os artistas Levi Ramiro (SP) e Carlinhos Ferreira (MG) se encontram com o intuito de compartilhar os conhecimentos sobre a construção de instrumentos percussivos e as violas de cabaça, produzidos por eles e que são utilizados em seus shows. De forma descontraída, dividem as suas afinidades do fazer da construção e apresentam ao público algumas músicas entre as histórias contadas sobre os instrumentos.

Transmissão: Instagram @vozesviolasevioloes

 

Sábado (21)

10h - Sarau "BRASIS em Vozes, Violas, Tambores & Violões": O Sarau inédito é fruto das trocas musicais da residência artística. Todos artistas estarão presentes com uma apresentação com muita música e poesia.

Local: Coreto de Patrimônio da Penha/ES.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90