08/12/2022 às 11h08min - Atualizada em 08/12/2022 às 11h08min
Cafés de Espera Feliz são destaque no 19º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
Cafés premiados
Em solenidade realizada na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, foram premiados, nesta quarta-feira, 7 de dezembro, os produtores dos melhores cafés de Minas Gerais e também os vencedores do 15º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA), além dos campeões da primeira edição do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas.
As competições são promovidas pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
O concurso estadual de qualidade dos cafés recebeu este ano 1.422 amostras de café arábica, de 153 municípios, das quatro regiões produtoras do Estado. A região com maior número de inscrições foi a das Matas de Minas, com 726 amostras.
A análise física dos grãos e as características sensoriais das amostras seguiram a metodologia da SCA. Foram considerados os atributos fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global.
Foram distribuídos troféus para os primeiros colocados de cada região, nas categorias Natural e Cereja Descascado/Despolpado ou Desmucilado.
Cafés de Espera Feliz e região em DESTAQUE
Ercilei José de Oliveira, do município de Manhuaçu, na região das Matas de Minas, produziu o melhor café arábica do Estado, da safra de 2022.
Além dele, a Região das Matas de Minas ainda levou o 2º lugar geral Manoel Protásio de Abreu (Espera Feliz) e o 3º Lugar Geral e Destaque Mulher Empreendedora Silvânia Veiga Teixeira de Lacerda (Espera Feliz) – 90,100 pontos.
Resultado do 19º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais – 2022:
CAFÉ NATURAL
MATAS DE MINAS
Manoel Protásio de Abreu (Espera Feliz) – 90,300 pontos (2º LUGAR GERAL)
Patrícia Roza Emerick (Alto Jequitibá) – 89,900 pontos
Miquéias de Souza Reis (Caparaó) – 89,700 pontos
CAFÉ CEREJA DESCASCADO
MATAS DE MINAS
Ercilei José de Oliveira (Manhuaçu) – 91,400 pontos – (1º LUGAR GERAL)
Silvânia Veiga Teixeira de Lacerda (Espera Feliz) – 90,100 pontos (3º LUGAR GERAL e
Destaque Mulher Empreendedora)
Paulo Henrique Protázio de Lacerda (Espera Feliz) – 89,250 pontos
E, para valorizar o papel cada vez mais importante das mulheres na cafeicultura, foi premiada a produtora com maior pontuação no concurso, com a medalha Mulher Empreendedora. A ganhadora foi Silvânia Veiga Teixeira de Lacerda, do município de Espera Feliz, nas Matas de Minas. O café produzido em sua propriedade na safra de 2022 alcançou 90,100 pontos e conquistou o 3º lugar geral no concurso estadual e o 2º lugar regional, na categoria Cereja Descascado.
Mais uma vez os cafés da região se destacam em um importante concurso Estadual de Minas Gerais. Parabéns a todos os produtores da região.