12/10/2022 às 02h23min - Atualizada em 12/10/2022 às 02h23min

Vilarejo de São Sebastião da Barra vai virar Distrito de Espera Feliz

Espera Feliz

A Prefeitura de Espera Feliz encaminhou nesta semana um projeto de lei que transforma o vilarejo de São Sebastião da Barra em Distrito, onde seria o segundo Distrito de Espera Feliz. O Primeiro é São José da Pedra Menina.

São Sebastião da Barra foi fundada cerca de 150 anos atrás, onde a comunidade é considerada a “mãe da cidade de Espera Feliz”. Com a aprovação do projeto pela Câmara Municipal, surgirá novas expectativas de desenvolvimento urbano, uma vez que a criação do Distrito favorecerá a pactuação de convênios com os governos federal e estadual, a instalação de pavimentação, novas redes de energia elétrica, fornecimento de água potável, instalação de supermercados, farmácias, padarias, clínicas e lojas de todos os tipos.

Assim, além da melhoria da qualidade de vida dos moradores, eles passarão a consumir os produtos e serviços no local, o que contribui para fortalecimento da economia da região, fatores essenciais de desenvolvimento de uma comunidade.

Para elevação de um Povoado para Distrito se faz necessário alguns pré-requisitos, como por exemplo: mínimo de 100 residências, mínimo de 300 eleitores, escola instalada, posto de saúde instalado.

Uma informação importante é que a elevação de um Povoado a Distrito não implica em autonomia política administrativa, mas sim, um fortalecimento da Sede Administrativa para que o Prefeito consiga propiciar aos moradores a criação de serviços e/ou políticas públicas no local.

A reportagem do DD conversou com um morador local, Sr. Renato Nacarati, que achou uma excelente ideia o projeto que alavanca a possibilidade de São Sebastião da Barra, tornar-se Distrito de Espera Feliz.

"Este arraial já foi Distrito de Carangola, segundo um historiador que aqui viveu e autor de livro que relata fatos, eventos, casos e vivências aqui ocorridos. Atribuir a São Sebastião, a categoria de Distrito, é ressarcir a importância histórica, econômica e política deste povoado. Foi daqui que partiram numerosas famílias importantes para acrescer e ajudar formar o primeiro núcleo de habitantes de Espera Feliz na primeira década de 1900. Com a saída destas famílias o Distrito declinou em todos os sentidos e com a instalação da Estrada de Ferro Leopoldina na mesma época, Espera Feliz passa por um período de progresso e desenvolvimento. Desfrutando da categoria política de Distrito, nossos políticos, Prefeito, poderão arregimentar condições administrativas, financeiras e culturais, melhorando os níveis de vida desta pequena comunidade. Todos que tenham aqui suas raízes, digo aqui e em Espera Feliz, somem esforços e aplausos para que este projeto se torne exitoso em todos os sentidos. Na condição de Secretário do Patrimônio Cultural de Espera Feliz, disponho-me a ajudar no que necessário for, principalmente por ser também um projeto do nosso laborioso Prefeito Oziel Gomes, que nos tem surpreendido com esta administração dinâmica e progressista", relatou o Sr. Renato Nacarati. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90