A região das Matas de Minas tem se destacado no Cupping ATeG Café+Forte promovido pelo Sistema Faemg, que em 2022 chega a sua sexta edição. Este ano, o concurso recebeu mais de 1600 amostras de produtores atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial/ ATeG Café+Forte em todo o estado.
A primeira etapa do concurso está acontecendo em quatro municípios, entre eles, Manhuaçu, reconhecida pela grande produção e comercialização de café em Minas Gerais. Na cidade, o Cupping está acontecendo no Centro Universitário UNIFACIG e começou com o recebimento das amostras. As etapas seguintes foram: codificação, classificação e torra, e desde terça-feira (20/9) iniciou-se a etapa de degustação fase que pontua e seleciona os melhores cafés.
As provas estão sendo feitas pelos profissionais especializados: Miryan Pires, Gustavo Lopes, Paulo César Junqueira e Leandro Barbosa. As ações que antecederam a degustação contaram com o auxílio dos voluntários e estagiários: Eric Lopes, Adriana Renata de Souza, Samuel Amâncio, Dulcinéia Prado, Emanuel Moura, Wagner Henrique e Davi Ventura.
O gerente do Sistema Faemg em Viçosa, Marcos Reis está fazendo visitas constantes à cidade para conferir o andamento do Cupping. Ele que também é Q-grader, profissional especializado na análise sensorial de cafés especiais, enfatizou que a expertise dos colegas provadores é essencial para o sucesso do concurso e uma excelente oportunidade para que os produtores recebam um laudo isento sobre seus cafés.
Daniel Prado, supervisor do ATeG Café+Forte na região, também acompanha os trabalhos de pertos e comemora a participação dos produtores que enviaram mais de 600 amostras. “O número superou as nossas expectativas, foi um sucesso. Lembrando que o Cupping não é uma disputa sobre quem é o melhor, e sim um incentivo para que todos melhorem a qualidade. Essa proposta agrada aos cafeicultores e aos técnicos de campo”.
O Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu está organizando visitas dos cafeicultores que queiram conhecer o local de provas e o trabalho dos provadores. Para o presidente da entidade, Antônio Teodoro Dutra, toda essa movimentação será um “momento oportuno de mostrar o potencial de Manhuaçu para a cafeicultura. Nos sentimos muito honrados por receber o Cupping em Manhuaçu pela primeira vez. Agradeço ao Sistema Faemg pela oportunidade”.
A primeira etapa do 6º Cupping ATeG Café+Forte acontece até o dia 30/9. As amostras selecionadas participarão da última etapa que será realizada em Boa Esperança nos dias 20 e 21 de outubro. Os vencedores de todo o estado serão conhecidos durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, de 16 a 18 de novembro.