12/07/2022 às 12h46min - Atualizada em 12/07/2022 às 12h46min

Prefeitura de Caparaó tenta viabilizar a construção de uma usina de reciclagem para o município

Projeto Eco Cidades

O prefeito de Caparaó Diógenis Miranda esteve em Belo Horizonte na sede da empresa eco-cidades para viabilizar a construção de uam usina de tratamento de resíduos em Caparaó.

O projeto visa a Implantação de usina de tratamento de resíduos urbano (compostagem, reciclagem e geração de energia elétrica), atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos e disposição de resíduo de construção e demolição.

A tecnologia de compostagem bio otimizada transforma, em tempo de 15 dias para maturação do produto final , trata-se de tecnologia com perspectivas de promover uma revolução nas técnicas de adubação e nutrição de plantas.

A tecnologia proposta é ampla, não tendo só a função de biodegradação de resíduos, compreendida como transformação de matéria orgânica em composto orgânico mineralizada, mas tem, também, a função de solubilização de minerais, ou seja, disponibilização de fósforo, potássio e nitrogênio para as plantas.

Hoje, a prefeitura de Caparaó dispõe de um local específico, que não é o aterro sanitário, para a estocagem de entulhos de obra. O gerador é responsável pelo resíduo de obra que produz, devendo providenciar o seu recolhimento.

Os resíduos de construção de civil provocam impactos ambientais, propicia o aterramento de áreas favorecendo a invasão em locais impróprios para a habitação e quando é colocado em ambientes urbanos, passa a ser um atrativo de outros lixos – ressalta Diógenis.

O prefeito ressaltou que a prefeitura estará trabalhando incansavelmente para tornar esse projeto uma realidade em Caparaó, mas para que o projeto tenha sucesso dependerá muito do engajamento da população com a separação do lixo corretamente para a Coleta Seletiva do Lixo, que é o primeiro passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo.

“Com a implantação da coleta seletiva e a futura construção da usina de reciclagem para triagem de material, todos tem a ganhar, a comunidade com melhor serviço de coleta de lixo e a possibilidade da geração de empregos, e o meio ambiente com a destinação correta dos materiais” finalizou o Prefeito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90