09/06/2022 às 11h38min - Atualizada em 09/06/2022 às 11h38min

Chegada do tempo frio piora casos de alergias respiratórias

Saúde

 

A chegada do tempo frio em algumas regiões do Brasil deve ser um sinal de alerta para quem sofre com determinados tipos de alergia.  Segundo o coordenador do Departamento Científico de Asma da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Pedro Bianchi Jr., entre os pacientes mais afetados estão os que sofrem com asma e rinite. 

O especialista destaca que, em todo o mundo, a asma acomete 10% da população, enquanto a rinite, 30%. Ele explica que, durante o inverno, surgem três fatores que levam as pessoas com problemas alérgicos a terem mais crises. 

“Primeiro, que uma das principais causas de exacerbações de asma são as infecções respiratórias, principalmente as virais. Nessa época do ano, no inverno, há uma maior circulação desses vírus entre as pessoas. Uma segunda razão, é que nessa época do ano o ar tende a ficar mais seco e frio, o que provoca irritação em uma via aérea já inflamada. E a terceira está relacionada às inversões térmicas, há um ar mais poluído”, destaca. 


Há alguma maneira de prevenir?


Apesar de não ser possível se prevenir de algumas formas de infecção, existem muitas iniciativas que podem reduzir a possibilidade de contágio. Algumas atitudes podem evitar ou reduzir a proliferação de doenças infecciosas e a piora dos sintomas respiratórios nesta época do ano, tais como manter os ambientes arejados, ingerir bastante líquido, de preferência água, praticar atividades físicas, manter um rigoroso controle das doenças crônicas, principalmente das doenças respiratórias.



“Além disso, atualmente já existem algumas vacinas que previnem as infecções respiratórias, como é o caso das vacinas para a gripe influenza, a Covid-19 e vacina antipneumococo, o principal causador da pneumonia. Por isso, é recomendado manter o calendário de vacinação em dia, pois a vacinação é uma das práticas mais eficazes de prevenção”.


Nesta quarta-feira, 8 de junho,  foi celebrado o Dia Mundial da Alergia. A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância do tema, já que em alguns casos a alergia pode causar a morte.


De acordo com o Ministério da Saúde, entre os principais agentes que provocam alergia ou hipersensibilidade estão ácaros, baratas, fungos, pelos de animais, alimentos e medicamentos. 
  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »