14/04/2022 às 17h51min - Atualizada em 14/04/2022 às 17h51min

Páscoa saudável! Confira as dicas da Nutricionista Cartley Soares

Saúde

A Semana Santa pode ser um período complicado para quem está em busca de uma vida mais saudável e para a maioria das pessoas ela é sinônimo de exageros alimentares.

Mas a nutricionista Cartley Ribeiro Soares, nos trouxe ótimas notícias: “é possível aproveitar essa data especial, sem ficar com aquele sentimento de culpa!”

Na lista da Páscoa não pode faltar o chocolate nem o bacalhau, para preparar o menu tradicional de comemoração. E o segredo está em equilibrar as porções e substituir alguns alimentos para não correr o risco de perder todo o esforço empreendido nos dias anteriores.


Para te ajudar no almoço de páscoa, a nutricionista reuniu 6 dicas valiosas:

Saia da “mentalidade da dieta”. Esse é o primeiro passo para aproveitar esses momentos sem culpa. A mentalidade da dieta é aquela ideia de que para ter um bom resultado você deve fazer uma dieta restritiva por um determinado período de tempo.

Adotar esse tipo de pensamento faz com que o comer deixe de ser uma necessidade vital e se transforme no inimigo.

Dessa forma, a pessoa procura uma forma preventiva de prazer para combater a privação que imaginam ocorrer no futuro. Toda refeição passa a ter caráter de última refeição, de último prazer consentido antes do início de um período de intensa privação e desprazer.

Ou seja, a Páscoa passa a ser vista como um último momento parar comer, uma despedida para a dieta que começará na próxima segunda. É nesse momento, que os exageros acontecem e podem colocar tudo a perder.


Portanto, entenda que não existe alimento permitido ou proibido e que esses alimentos estarão disponíveis para você durante o ano inteiro e podem fazer parte da rotina alimentar, desde que, de uma forma equilibrada.


Sendo assim, não é necessário fazer uma “despedida”, coma sem culpa, saboreie e curta esse momento em família.


A nutricionista Cartley Soares ressalta que, a exceção não altera o que você faz na maioria dos dias.


Não “pule” as refeições. Você não precisa deixar de comer para compensar as próximas refeições.


Mantenha a sua rotina e preserve os horários em que normalmente você se alimenta, isso evitará que o seu estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo os riscos de exageros em uma única refeição.


Inicie o almoço de Páscoa com a proteína, ou seja, o Bacalhau! Além de ser o queridinho dessa data, o bacalhau é um peixe magro, rico em ômega 3, em vitaminas (A, D, E, B6, B12) e em minerais (magnésio, fósforo e cálcio).


Em 100g de bacalhau assado com azeite, nós encontramos apenas 136 calorias e aproximadamente 21g de proteínas de alto valor biológico e de fácil digestão. Acompanhado de uma boa porção de vegetais e legumes, ele irá promover a saciedade, evitando que você exagere nas sobremesas.


Mas atenção, apesar de ser um peixe muito saudável é necessário ter cuidado na hora do dessalgue. Principalmente se você for hipertenso (a)!


A nutricionista Cartley salienta que, o processo de dessalga não muda o sabor do bacalhau, tampouco diminui seus nutrientes. “Deixe o bacalhau mergulhado em água durante um ou dois dias completos para fazer a dessalga. É importante trocar a água a cada quatro horas para garantir que o sal esteja sendo retirado de fato. Antes do preparo, lave em água corrente. Ele pode ser servido desfiado, em postas ou em lascas.”


Para quem não é muito fã da “estrela” do almoço de páscoa, mas é amante dos peixes, não faltam boas opções como: pescada, badejo, robalo, salmão, linguado, tilápia ou sardinha. E também é possível substituir o peixe por outra porção de proteína disponível. Prefira consumir o chocolate no horário do almoço.



É isso mesmo que você leu, o chocolate tem horário preferido para ser consumido, principalmente se você costuma comer de uma forma exagerada! Segundo a nutricionista, a presença de fibras, proteínas e gordura da refeição faz com que o açúcar do chocolate ingerido não seja absorvido tão rapidamente, impedindo que ocorra um pico de glicose e de insulina, processos tão prejudiciais ao organismo e que estão associados à obesidade, ao diabetes e a outras doenças, assim como favorecem o depósito de gordura abdominal.


Outra vantagem de comer um doce após uma refeição é que estamos de estômago cheio, então a tendência é comer uma quantidade menor. Cuidado na hora de escolher o chocolate! O chocolate é um alimento nutritivo e não precisa ser excluído da alimentação.


Ele contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, hormônio que proporciona a sensação de relaxamento e prazer.


“Além disso, o cacau contém teobromina e flavonoides, que favorecem a diurese e estimulam o sistema nervoso central e o músculo cardíaco, contribuindo para o bom funcionamento do coração e prevenindo a hipertensão arterial”, esclarece.



Mesmo proporcionando benefícios à saúde, o chocolate deve ser consumido sem exageros.


“A diferença entre o remédio e o veneno é a dose!” Brinca a nutricionista.


A melhor opção é o chocolate amargo, acima de 70% de cacau. Cartley pontua que, a quantidade recomendada depende de como é a alimentação da pessoa, mas, ao ingerir de 25 a 30g por dia, é possível matar à vontade sem prejudicar a saúde.


Quando for comprar o seu chocolate, fique atento à lista de ingredientes. Ela deve começar com massa de cacau ou cacau em pó. Se a lista já começar com açúcar, significa que o chocolate é mais “doce” do que chocolate de fato.


Outra dica é analisar a quantidade de ingredientes, se a lista for muito extensa com nomes estranhos e parecendo uma bula de remédio, fuja!

A quantidade de ingredientes é fundamental, quanto menos, melhor. Volte com a sua rotina saudável após a Páscoa. Sem restrições ou fazendo dietas mirabolantes!


“Tome bastante água para ajudar a eliminar as toxinas e diminuir o inchaço. Invista na sua rotina de exercícios físicos e em uma alimentação mais natural, com frutas, verduras, proteínas magras e ovos”, finaliza a nutricionista.


Cartley Soares Nutricionista (CRN-4: 17100175).

Atendimento em Espera Feliz e Dores do Rio Preto.

Contato: (28)99964-5069.

Redes sociais: @nutricartleysoares


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90