As obras de melhorias no abastecimento de água de Caparaó seguem em ritmo acelerado. Com investimentos de cerca de R$ 180 mil, o empreendimento, realizado pela Copasa, foi iniciado em janeiro de 2022 e tem previsão de conclusão em abril.
As obras contemplam a construção de 248 metros de adutora de água bruta (tubulação responsável por conduzir a água o ponto de captação no manancial, até a Estação deTratamento de Água - ETA); 570 metros de adutora de água tratada (canalizações destinadas a conduzir água potável para as redes
de distribuição); construção de uma estação elevatória de água tratada (unidade responsável por bombear a água tratada para as partes mais
altas da cidade); uma elevatória de resíduos de lavagem de filtros e a implantação de 182 metros de rede de drenagem da ETA.
O objetivo das obras é melhorar a prestação de serviços à população de Caparaó e garantir segurança operacional aos empregados da Copasa.
A água tratada é sinônimo de saúde e exige altos investimentos para a sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para garantir sua quantidade, regularidade e qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa exerce um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é retirada para abastecimento público.
O prefeito Diógenis Miranda apontou a importância da humanização na informação, de forma que todos e todas possam estar cientes dos trabalhos, investimentos, reformas, restaurações e intervenções durante a prestação de serviço da empresa para os Caparaoenses. Os diretores da COPASA compreenderam as exigências do prefeito e disseram que estarão atendendo as demandas apresentadas.