30/03/2022 às 15h11min - Atualizada em 30/03/2022 às 15h11min

Programa Esporte na Escola tem 100% de aprovação em Carangola

Sistema FAEMG/SENAR/INAES

O Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola levou o Programa Esporte na Escola do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos a estudantes do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município. Ao todo, 20 pessoas participaram da ação. Matemática, ciências, português e inglês foram ensinados por meio de jogos. Uma abordagem diferente, aprovada pelos alunos, familiares e professores.
 

O instrutor Marcelo Lucas Gomes explicou que a primeira etapa do programa foi para os professores conhecerem a metodologia proposta e, assim, colocá-la em prática ao ministrar os conteúdos de suas disciplinas, tornando o ensino e aprendizagem mais atrativos e prazerosos para todos. “Os jogos são utilizados como ferramentas pedagógicas, trazendo um ambiente agradável e que permite tratar esse processo de forma cognitiva, afetiva e psicomotora”, comentou.


Em um segundo momento, os estudantes são os protagonistas do programa e começam a participar dos diferentes tipos de jogos propostos pelos professores. “A aceitação é unânime. Vemos o empenho e o trabalho em equipe. Os alunos se envolvem para solucionar as situações-problemas que são apresentadas diante das propostas dos professores. De forma divertida, isso trabalha valores, favorece a participação de todos e proporciona momentos estimulantes”, contou Marcelo.

 

A professora Marcelly Câmara Ferraz Delacio Abreu destacou que a experiência foi produtiva para todos e possibilitou uma nova maneira de interação entre os professores, os colaboradores e os estudantes do ensino fundamental. Para ela, o programa oportunizou momentos de competição saudável e diversão com foco na educação. “Os alunos ficaram super empolgados com os desafios! Foi um jeito novo de ver os conteúdos e praticar o que havia sido ensinado nas aulas. Mostrou para nós, professores, que brincando também se ensina e se aprende”.


Para a professora do EJA, Ana Célia Hosken, o programa foi uma oportunidade única para os estudantes que por diversos motivos não frequentaram a escola em outros momentos da vida, e agora estão refazendo suas relações com o ambiente escolar.  “Os alunos são muito tímidos e demoraram um pouco a interagir nas atividades, mas, com o passar do tempo, vimos alegria, trocas, sorrisos e muita aprendizagem. O programa acrescentou muito à vida deles e a minha também. Sou grata ao Sistema FAEMG por essa iniciativa”.

 

Avaliação


“Foi a primeira vez que trouxemos esse programa para a cidade e o resultado foi excelente. Já recebi feedbacks positivos de alunos dizendo que foi o dia mais feliz deles na escola, e de pais que agradeceram pela ação, que encantou os filhos. Vi de perto o interesse dos estudantes pelos jogos e a empolgação deles em aprender” – Fernanda Azevedo, mobilizadora do Sindicato de Carangola 


“As turmas estão de parabéns! Foram todos comprometidos e criativos. O programa Esporte na Escola é uma experiência rica pois a troca é ilimitada e as ideias fluem. Cada um tem voz e vez e assim quem ganha é a educação” – Marcelo Gomes, instrutor. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90