Nos últimos dias, com o aumento da procura de atendimentos na Unidade de Apoio Respiratório (UAR), o município de Manhuaçu entrou em alerta por conta dos casos de síndrome gripal.
O motivo deste alerta tem sido pelo fato de os grandes centros e algumas cidades do interior já terem confirmados casos de uma nova variante da Influenza, a H3N2, e também porque os sintomas são muito parecidos com os da Covid-19.
A síndrome gripal é uma doença que pode ter diferentes causas, entre elas, a infecção pelo vírus Influenza, Parainfluenza, Adenovírus ou Vírus Sincicial Respiratório podendo ser ocasionada também por bactérias. Tem como principais características a febre alta acompanhada de tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo e dor articular. Os sintomas geralmente duram 1 semana.
A transmissão pode ocorrer através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, espirrar e tossir ou por meio das mãos (tocando boca, nariz e olhos) após contato com locais contaminados.
A médica e Coordenadora da UAR, Marcia Giovane Rodrigues da Silva, fala sobre a situação e como o município tem atendido diante deste aumento de casos.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu