22/11/2021 às 15h13min - Atualizada em 22/11/2021 às 15h13min

Pix: BC muda horário noturno e cria mecanismos para bloqueio e devolução para evitar golpes

Nova regra para o horário noturno

O Banco Central (BC) decidiu fazer mudanças no Pix e permitir novas faixas para transações em horário noturno. Também criou mecanismos que podem ajudar o cliente a recuperar dinheiro em casos de fraude, como o bloqueio cautelar e devolução  de valores.
 

A nova regra para o horário noturno consta de uma instrução normativa divulgada nesta segunda-feira pelo BC, que permite ao cliente escolher a faixa do horário noturno para operações do Pix com valores limitados até R$ 1 mil. Esse horário pode ser das 20h às 6h, como é o padrão atual, ou das 22h às 6h.
 

Essa mudança será feita a pedido do cliente, e os bancos precisam disponibilizar a opção até o dia 22 de julho de 2022.

Inicialmente, o BC havia estabelecido que o período noturno ficaria entre 20h e 6h, com possibilidade de definição pelo usuário, mas acabou limitando a duas opções para o horário inicial.



O valor limite para transferências nesse horário é de R$ 1 mil por padrão, mas o cliente pode aumentar ou diminuir esse valor.



Contra fraudes


Para ampliar a segurança do Pix, o BC também anunciou na última semana duas novas ferramentas: bloqueio cautelar e mecanismo especial de devolução. Na prática, os mecanismos vão mudar o tratamento dado a situações de fraude, ao facilitar a comunicação e agilizar o processo de eventual bloqueio e devolução de recursos.

 

No caso do bloqueio cautelar, a própria instituição bancária que detém a conta de quem recebe o valor pode efetuar o bloqueio preventivo do dinheiro por até 72 horas, caso suspeite de fraude.


De acordo com o BC, essa opção vai permitir que o banco faça uma análise mais robusta do caso, o que aumenta a chance de recuperação do dinheiro, se o pagador tiver sido vítima de algum crime.



Recuperação do dinheiro


Já o mecanismo especial de devolução poderá ser acionado tanto pela instituição bancária como pelo cliente, caso ele tenha feito uma transferência via Pix e se dê conta em seguida que foi vítima de um golpe.

Para usar essa ferramenta, é preciso registrar um boletim de ocorrência e comunicar imediatamente o ocorrido à instituição financeira, por um canal de comunicação oficial, como SAC ou ouvidoria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Link
Tags »
pix
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90