Na segunda semana de curso no 11º Batalhão de Polícia Militar em Manhuaçu, os alunos do Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel (CRTM) tiveram a oportunidade de receber instruções importantíssimas de policiais militares de outros dois Batalhões que integram o Comando de Policiamento Especializado – CPE da PMMG, com sede em Belo Horizonte: o Batalhão de Operações Especiais – BOPE e o Batalhão de Choque.
Foram quatro dias de treinamento com o BOPE – a unidade que tem por missão intervenções de repressão qualificada em incidentes críticos que exigem resposta especial da PM para a garantia da aplicação da lei e preservação e restauração da ordem.
As aulas tiveram início no dia 15/11, onde os instrutores, 2º Sargento Leonardo Oliveira, 2º Sargento Fabiano e Cabo Poggianella transmitiram aos policiais militares do 11º BPM, 17ª Companhia de João Monlevade e 21ª Companhia de Ponte Nova noções específicas de busca em edificações, conduta de patrulha urbana e rural e abordagens policiais.
Nos dias 19 e 20/11, as aulas foram com os militares do Batalhão de Choque. A unidade tem como missão o controle e restauração da ordem pública em manifestações diversas, violentas ou não, conflitos agrários, policiamento em eventos, dentre outros.
Os instrutores, 3º Sargento Carmo, 3º Sargento Salis e Soldado Rocha, deram instruções e treinamento para atuações em manifestações, como noções de primeiro interventor e noções de choque tático.
O subcomandante do 11º BPM, Major Schuab, em agradecimento ao apoio do BOPE no curso realizado em Manhuaçu, afirmou que “o conhecimento específico de atuações em incidentes críticos é fundamental para otimizar o emprego de nossos militares no Tático Móvel, e certamente farão a diferença em suas intervenções policiais”.
Já o 1º Tenente Eledylson, coordenador do curso, fez questão de frisar que “esta capacitação específica, com treinamento pesado, simulando situações reais de distúrbios civis violentos é extremamente necessária aos nossos militares do Tático Móvel. O 1° CRTM do 11° Batalhão está formando policiais militares ainda mais capacitados para fazer frente à criminalidade e promover a segurança pública nos 23 municípios de sua atuação".