14/10/2021 às 11h56min - Atualizada em 14/10/2021 às 11h56min
Agora é lei: proibido uso de inseticidas com nicotina, que são letais às abelhas
Dores do Rio Preto e região
Dores do Rio Preto e Guaçuí na lista.
Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (13) e começa a vigorar em 45 dias lei que proíbe o uso de inseticidas à base do composto neonicotinóides (nicotina) nos serviços de carro fumacê, nos centros urbanos.
A proibição visa impedir a morte de abelhas, visto que os inseticidas à base de neonicotinóides são extremamente letais para as colônias, possuindo efeito nocivo sobre polinizadores. A norma deriva de iniciativa do deputado Gandini.
Segundo informações do Incaper, cerca de 1.200 apicultores têm assistência técnica do instituto e em torno de 250 estão organizados nas 19 associações existentes no estado. A produção de mel do Espírito Santo é, em média, de mil toneladas por ano.
Entre os principais municípios produtores de mel estão Domingos Martins, Fundão, Aracruz, Viana, Colatina e Santa Maria de Jetibá (Região Central); Pancas, Alto Rio Novo, São Gabriel da Palha, Águia Branca, Conceição da Barra, São Domingos do Norte, Ecoporanga, Jaguaré e São Mateus (Região Norte); e Dores do Rio Preto e Guaçuí (Região Sul).