27/09/2021 às 11h38min - Atualizada em 27/09/2021 às 11h38min

Turismo

Turismo

Resolução foi publicada no Diário Oficial da União no último dia (14). Outras quatro unidades de conservação no país também podem passar por processo de concessão.

 

O primeiro passo foi dado para a desestatização do Parque Nacional do Caparaó, localizado na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O Ministério da Economia publicou uma resolução que autoriza a concessão da unidade de conservação e de outras quatro no país.


Agora, é só esperar a assinatura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para dar início ao processo.


O Parque do Caparaó completou 60 anos em 2021. A entrada do lado capixaba está localizada no Distrito de Pedra Menina, no município de Dores do Rio Preto. Ele é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude.
 

A inclusão do Caparaó na lista de parques que podem passar para a gestão privada faz parte do Programa Nacional de Desestatização (PND). O parecer foi feito no âmbito do programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo federal. Ao todo, 18 unidades de conservação se encontram no estágio de concessão em todo o Brasil, conforme dados publicados pelo Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o texto assinado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes,  a autorização do início do processo de concessão em mais cinco parques – Parque Nacional do Caparaó, Parque Nacional Restinga de Jurubatiba (RJ), Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) e Floresta Nacional de Ipanema (SP) -,  leva em conta a “a necessidade de expandir a qualidade” do serviço nas unidades de conservação e “conferir aos projetos de relevo o tratamento prioritário previsto na legislação”.

Uma concessão ocorre quando o governo (federal, estadual ou municipal) transfere, por meio de um contrato, a gestão de atividades para uma empresa privada. No caso dos parques, a concessão inclui “prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, com previsão do custeio de ações de apoio à conservação, à proteção e à gestão”, conforme o texto publicado.

Atualmente, o Parque Nacional do Caparaó é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90