03/09/2021 às 13h21min - Atualizada em 03/09/2021 às 13h21min

MG tem 1º caso da variante Mu, descoberta na Colômbia

Alerta na saúde

Variante que tem demandado atenção por resistir a vacinas foi localizada em duas cidades de Minas Gerais.

 

Minas Gerais registrou os primeiros casos da variante Mu, descoberta inicialmente na Colômbia e que tem demandando atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS) devido a sua possível capacidade de resistir a vacinas. Até o momento, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, são dois casos em Guanhães e outros três em Virginópolis, ambos municípios do Vale do Rio Doce. 



Em entrevista exclusiva ao quadro Café com Política, da rádio Super 91,7 FM, na quinta-feira (2), quando os casos ainda não haviam sido divulgados, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, comentou que esta cepa não causa preocupação no Estado, mas que seria  observada, assim como outras. "Novas variantes são descobertas o tempo todo em estudos genômicos.


A diferença é notar se é uma mutação isolável e não replicável.  A UFMG (por exemplo) encontrou, em Belo Horizonte, uma cepa nova (em abril deste ano; relembre), mas ela foi muito pouca encontrada, foi uma achado sem relevância epidemiológica", lembrou o secretário. "Entra a variante existir e se propagar a diferença é grande. A maioria das vezes isso não aconteceu. Há várias cepas que surgem, o vírus muda muito", completou



Ele também ressaltou que o melhor caminho para evitar variantes que causem preocupação é a vacinação completa. "O ponto fundamental é sempre a vacinação com duas doses. A variante só surge com a mutação do vírus. Se a gente bloqueia a transmissão, com a imunidade de rebanho, ele para de se replicar, reduz muito essa replicação, e o risco de vir uma nova variante e ser mais resistente cai muito", comentou.



A variante B.1.621, de acordo com a nomenclatura científica, ou Mu, é classificada como uma "variante de interesse", segundo a OMS indicou em seu boletim epidemiológico semanal, divulgado na terça-feira, sobre a evolução da pandemiaa. Essa variante tem mutações que podem indicar resistência às vacinas. Ela foi descoberta em janeiro, na Colômbia. Desde então, foi encontrada em outros países da América do Sul e na Europa.



Delta

Já os casos da variante Delta em Minas Gerais, uma das mais preocupantes, visto que ela é mais transmissível, chegaram a 236 nesta sexta-feira.


As informações estão no painel que o governo de Minas Gerais mantém para controle e estudo genômico.


Esta matéria está em atualização

Fonte: O Tempo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90