23/08/2021 às 18h24min - Atualizada em 23/08/2021 às 18h24min

Alunos do Ensino noturno participam do PIPAT em Dores do Rio Preto

Qualificação de alunos

Na Cidade de Dores do Rio Preto, os alunos do Ensino noturno participam do PIPAT que os habilita para articular e atuar na sua cidade como agentes modificadores do meio.

Na última quinta-feira (19), foi realizado um evento que reuniu os alunos do EJA noturno e todos os professores do Colégio Pedro de Alcântara Galveâs, para dar início a elaboração do Projeto integrador de pesquisa e articulação do território, que passa a incluir a carga horaria do EJA pela determinação da secretaria de educação estadual.

O projeto elaborado por seus coordenadores e com a participação interdisciplinar de todos os educadores, visa qualificar os alunos para serem membros ativos e transformadores em sua comunidade.

O PIPAT começou a integrar a carga horária da Educação de Jovens e Adultos com intuito de flexibilizar a carga horária do período noturno, ao mesmo tempo que ajuda a percepção dos educandos quanto a atuação no meio. A flexibilização da carga horária era uma velha melhoria requisitada pelos alunos, proporcionando melhor qualidade de vida com aulas mais objetivas e horários mais adequados a realidade profissional de muitos deles.

Esta fase inaugural do projeto tem como objetivo investigar os principais problemas enfrentados no dia-a-dia dos alunos, colocar em votação para que sejam escolhidos os temas a serem trabalhados no semestre.

Várias tribulações foram levantadas pelos participantes como a falta da pinguela, a inexistência de uma creche municipal, os problemas da cidade sobre a administração mineira (dores de minas) e oportunidades no município.

A ideia de debater os problemas reais da cidade, atraiu os alunos, até os alunos de outros distritos, que atualmente não contam com transporte, mas compareceram em massa, para serem ouvidos.

A participação foi massiva, respeitando os critérios de distanciamentos vigentes.


Texto: Gabriel Coutinho 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90