Na Cidade de Dores do Rio Preto, os alunos do Ensino noturno participam do PIPAT que os habilita para articular e atuar na sua cidade como agentes modificadores do meio.
Na última quinta-feira (19), foi realizado um evento que reuniu os alunos do EJA noturno e todos os professores do Colégio Pedro de Alcântara Galveâs, para dar início a elaboração do Projeto integrador de pesquisa e articulação do território, que passa a incluir a carga horaria do EJA pela determinação da secretaria de educação estadual.
O projeto elaborado por seus coordenadores e com a participação interdisciplinar de todos os educadores, visa qualificar os alunos para serem membros ativos e transformadores em sua comunidade.
O PIPAT começou a integrar a carga horária da Educação de Jovens e Adultos com intuito de flexibilizar a carga horária do período noturno, ao mesmo tempo que ajuda a percepção dos educandos quanto a atuação no meio. A flexibilização da carga horária era uma velha melhoria requisitada pelos alunos, proporcionando melhor qualidade de vida com aulas mais objetivas e horários mais adequados a realidade profissional de muitos deles.
Esta fase inaugural do projeto tem como objetivo investigar os principais problemas enfrentados no dia-a-dia dos alunos, colocar em votação para que sejam escolhidos os temas a serem trabalhados no semestre.
Várias tribulações foram levantadas pelos participantes como a falta da pinguela, a inexistência de uma creche municipal, os problemas da cidade sobre a administração mineira (dores de minas) e oportunidades no município.
A ideia de debater os problemas reais da cidade, atraiu os alunos, até os alunos de outros distritos, que atualmente não contam com transporte, mas compareceram em massa, para serem ouvidos.
A participação foi massiva, respeitando os critérios de distanciamentos vigentes.
Texto: Gabriel Coutinho