12/07/2021 às 15h38min - Atualizada em 12/07/2021 às 15h38min
Guaçuí se prepara para integrar o polo de fruticultura do Caparaó
Caparaó Capixaba
diadiaes
O projeto de implantação do Polo de Fruticultura para a Região do Caparaó, que será instalado em Guaçuí e em outras cidades vizinhas, deu mais um passo.
As equipes da Secretaria de Agricultura de Guaçuí, do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAE-Ufes) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se reuniram para definir o processo de implantação das unidades de referência.
O polo ode fruticultura é um projeto de extensão do CCAE-Ufes e tem apoio da Embrapa. Aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a proposta é diversificar a produção agrícola local, com geração de emprego e de renda e melhoria das condições socioeconômicas da região.
Além de Guaçuí, o projeto pretende atingir também as cidades de Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.
A reunião em Guaçuí foi conduzida pelo coordenador do projeto, professor Moisés Zucoloto, e pelo pesquisador da Embrapa, Dimmy Barbosa. Teve participação do prefeito Marcos Luiz Jauhar, da secretária de Agricultura, Christiany Fitaroni e sua equipe e de lideranças do setor rural.
Renda
Com a implantação da fruticultura, o projeto pretende criar novas possibilidades de aumento de renda e de geração de empregos em atividades de plantio e colheita, e de comercialização e industrialização dos produtos, segundo explicou a professora e diretora do CCAE, Louisiane Nunes.
De acordo com a diretora, na primeira etapa do projeto serão diagnosticadas as aptidões agrícolas da região para a fruticultura. “Algumas culturas já foram identificadas para um cenário de viabilidade, como citros, abacateiro, maracujazeiro, bananeira e outras”, pontuou.