Devido à baixa adesão do público-alvo na campanha de vacinação contra a gripe, o governo de Minas vai liberar as doses para a população geral a partir de sexta-feira (9/7). A ampliação segue recomendação do Ministério da Saúde, que sugeriu que os municípios vacinem contra a influenza pessoas com mais de seis meses.
A importância da campanha de vacinação contra a gripe é redobrada durante a pandemia de coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o objetivo da ação contra o vírus da Influenza é evitar complicações, hospitalizações e óbitos.
Neste sentido, a pasta informou que Minas é o estado com a maior cobertura vacinal na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2021. Foram aplicadas 4.597.856 doses, o que equivale a 53,5% de cobertura do grupo prioritário, conforme dados do Ministério da Saúde. No entanto, seriam necessários mais 36,5% de adesão do público-alvo para alcançar a meta do ministério de 90%.
“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que foi comunicada, pelo Ministério da Saúde, sobre a ampliação da oferta da vacina para a população geral, a partir de 6 meses de idade, na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2021 a partir do dia 9 de julho. O governo federal também prorrogou a Campanha enquanto durarem os estoques de vacina nos municípios. A estratégia de vacinação, assim como as unidades de saúde em que ela ocorre, são definidas pelas gestões municipais”, informa.
Vale ressaltar que quem receber a dose do imunizante contra gripe deve esperar no mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a COVID-19.