Medida foi tomada após recomendação da Anvisa divulgada na noite de segunda-feira (10). O cronograma de vacinação para outros públicos segue sem alterações.
A Anvisa recomendou nesta segunda-feira (10/5) a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência.
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.
*A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.
A equipe do Destaque Diário entrou em contato com a comunicação da Prefeitura de Espera Feliz, onde foi confirmado que a vacinação de gestantes e puérperas com o imunizante Astrazeneca está suspensa por tempo indeterminado no município, seguindo a recomendação da Anvisa.
Vale ressaltar que a medida é válida somente para gestantes. Outros públicos podem continuar se vacinando com o imunizante Astrazeneca.
Enquanto durar a suspensão, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer - que tem sido usada nas capitais.