12/04/2021 às 17h21min - Atualizada em 12/04/2021 às 17h21min

Cerca de 90% dos donos de bares e restaurantes de MG estão com problemas para pagar salários, revela pesquisa

Queda de 250 mil empregos.

Uma pesquisa nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), realizada com dois mil empresários do setor em Minas Gerais, entre 1º e 5 de abril, revelou que 90% deles alegam ter problemas para pagar integralmente os salários de março vencidos no quinto dia útil deste mês.


Os principais motivos, segundo os entrevistados, estão atrelados à interrupção da Medida Provisória (MP 936) que permite a suspensão de contratos e a redução da jornada de trabalho e ao faturamento zerado em março por conta dos fechamentos impostos por estado e municípios.


Para o presidente da ABRASEL-MG, Matheus Daniel, a falta de dinheiro em caixa já comprometeu, inclusive, o pagamento de salários em fevereiro. Segundo ele, 76% dos empresários do setor no estado também tiveram problemas para quitar a folha do mês 2. “Os números não param por aí. Nos três primeiros meses deste ano, 74% dos donos de bares e restaurantes entrevistados para essa pesquisa tiveram que demitir funcionários”, destaca.



Dívidas e crédito

Ainda segundo a pesquisa, 78% das empresas do setor em Minas Gerais estão com algum tipo de pagamento em atraso. Deste total, 69% devem o Simples Nacional e 65% têm medo de sair desse regime de tributação por causa de eventuais pendências.


Quase 45% dos respondentes aderiram ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE), implementado no ano passado pelo Governo Federal para socorrer pessoas jurídicas impactadas pela pandemia, porém 81% deste grupo não conseguiu prorrogá-lo. 



Faturamento


A pesquisa também aponta que 82% dos empresários tiveram prejuízo em março contra 60% em janeiro. “Com o fechamento da maior parte do Brasil, a faixa dos estabelecimentos que faturavam acima de R$ 140 mil/mês caiu de 19% em março de 2020 para apenas 6% em março deste ano. Isso mostra uma queda brutal no faturamento, atualmente sustentado apenas pelo delivery na maior parte do país”, completa Matheus.


 


A crise em bares e restaurantes

Entenda a situação econômica do setor em Minas Gerais
Empregos e salários

90% dos empresários alegam ter problemas para pagar integralmente os salários em Abril 

76% já tiveram problema para pagar a folha em março

82% das empresas afirmam estar trabalhando no prejuízo 


Suspensão contratos de trabalho

77% dizem que pretendem usar a medida de suspensão de contratos / redução de jornada se a MP for reeditada pelo governo federal

74% das empresas tiveram que demitir seus funcionários nos primeiros três primeiros meses do ano

80% afirma que irão recontratar se a reabertura do estabelecimento for permitida


Dívida e crédito

78% das empresas estão com algum tipo de pagamento em atraso

69% devem o simples nacional

65% têm medo de sair do simples por causa das pendências 


Faturamento

72% dos estabelecimentos estão tentando manter algum faturamento com o delivery 

27% estão fechados

1% funcionam com o salão reaberto


Fechamento

39 mil bares e restaurantes fechados desde o início da pandemia no Estado

Queda de 250 mil empregos.


Rádio Itatiaia

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90