Diante da situação, o vice-prefeito da chapa, Dr. Rafael Peixoto Moraes (Cidadania) foi empossado no dia 1º de janeiro como chefe do Executivo Municipal. No entanto, ele renunciou ao mandato oito dias após ter tomado posse.
Até que ocorram as novas eleições, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rômulo Quintão (PDT), responde pela Prefeitura.
Calendário eleitoral
2 a 7 de março: órgãos partidários podem se reunir em convenções para deliberar a escolha dos candidatos;
11 de março: data será marcada pelo prazo final da entrega dos pedidos dos registros dos candidatos à Justiça Eleitoral;
12 de março: candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral;
11 de abril: nova eleição;
Até 29 de abril: a diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até esta data.
Entenda o caso
Dr. Maurélio é eleito prefeito
No dia 15 de novembro, o Dr. Maurelio, do PDT, foi eleito prefeito de Espera Feliz. Ao fim da apuração, ele teve 47,58% dos votos. O candidato derrotou Mariana, que ficou em segundo lugar com 29,50%.
Dr. Maurélio encabeçou a chapa que tinha o Dr. Rafael Peixoto, do Cidadania, como vice. Eles eram da coligação "Juntos Para Continuarmos o Progresso de Espera Feliz", formada pelos partidos MDB, Cidadania, PDT e Patriota.
Prefeito eleito morre antes de tomar posse
No dia 31 de dezembro de 2020, um dia antes da posse, Dr. Maurelio morreu em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Ele tinha 76 anos, era médico e assumiria a Prefeitura de Espera Feliz.
De acordo com apuração, ele estava internado desde o dia 12 de dezembro do ano passado em um hospital de Guaçuí, no Espírito Santo, e nos últimos dias de vida chegou a ser submetido a hemodiálise.
Ele recebeu diversas homenagens e manifestações de pesar de autoridades e eleitores e da equipe da Desportiva Ferroviária, onde quando mais jovem atuou como jogador de futebol.
Vice toma posse como chefe do Executivo
No dia 1º de janeiro de 2021, Dr. Rafael Peixoto, de 41 anos, que era o vice da chapa, tomou posse como prefeito de Espera Feliz. Ele é casado, declarou ao TSE a ocupação de odontólogo e ensino superior completo.
Oito dias após tomar posse, prefeito renuncia
Oito dias após tomar posse da Prefeitura, o vice-prefeito eleito Dr. Rafael Peixoto (Cidadania), renunciou ao cargo. Na ocasião, ele afirmou que a decisão foi tomada após "profunda reflexão acerca de todo um processo que, na essência, se trata totalmente de ordem pessoal, somado ao meu notório desgaste físico, mental e falta de compatibilidade de tempo com minha profissão".
Diante da situação, a Justiça Eleitoral determinou que o presidente da Câmara de Vereadores, Rômulo Quintão (PDT), assumisse a Administração de Espera Feliz até uma nova eleição, agora marcada para abril deste ano.
G1 Zona da Mata