01/03/2021 às 18h31min - Atualizada em 01/03/2021 às 18h31min

SRS de Manhuaçu recebe mais vacinas contra a Covid-19

Vacina para os idosos 80+

A Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu recebeu na manhã desta segunda, 01/03, mais um lote de vacinas contra o novo coronavírus.

O diretor da SRS Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, agradeceu as equipes das forças de segurança com a chegada do helicóptero do Corpo de Bombeiros no 11º Batalhão de Polícia Militar com as vacinas.


“Agradeço imensamente as Forças de Segurança pelo fundamental papel que tem exercido na logística e também no transporte de vacinas e pacientes. Um abraço especial para Major Karla, que nos inspira com seu carisma, competência e leveza na condução das suas missões”, destacou.


Desde sexta-feira, o Governo de Minas começou a distribuição para todo o Estado de 220 mil doses da vacina AstraZeneca / Fiocruz (dose 1) e de 137,4 mil da CoronaVac / Butantan (doses 1 e 2) para imunizar idosos acima de 80 anos.


Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), e em alinhamento com o Conselho Estadual de Secretaria de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), nesta etapa, a recomendação aos municípios é vacinar todos os idosos entre 85 e 89 anos, que corresponde a 154.721 pessoas. Além disso, devem ser imunizados 24% dos que têm entre 80 e 84 anos, atendendo 64.195 pessoas.
Desta vez, serão vacinados mais 8% dos trabalhadores de Saúde, totalizando 81% desse público.


POPULAÇÃO IDOSA

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), riscos de agravamento e óbito por covid-19 foram considerados para definir os grupos prioritários. Os idosos são os mais vulneráveis às internações hospitalares em decorrência da doença. Segundo dados epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), pessoas acima de 60 anos respondem por 81% das mortes pela doença no estado.

“Vacinar essa população é importante porque são pessoas com maior risco de agravamento pela doença, necessitando de assistência hospitalar, o que aumenta nossa ocupação de leitos por covid-19.

Ao vacinar esse grupo, teremos uma redução do agravamento da doença entre idosos e uma diminuição dos números de internados por covid-19”, explica a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Janaína Passos.


TRABALHADORES DA SAÚDE

Além de idosos, estão sendo imunizados, desde o início da campanha, trabalhadores da Saúde. Foram priorizados os que estavam na linha de frente ao atendimento à covid-19. Parte das doses da 5ª remessa de vacinas enviada aos municípios será destinada a imunizar 53.563 profissionais.
Em Minas Gerais, já receberam a primeira dose 67% dos trabalhadores de Saúde e a segunda, 30,5%. Segundo a subsecretária, agora serão vacinados os que têm mais contato com o público externo. Como exemplo, cita os profissionais da Atenção Primária à Saúde, que fazem acompanhamento direto com a população.

Agência Minas

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90