01/02/2021 às 13h45min - Atualizada em 01/02/2021 às 13h45min

Prefeitura de Dores está oferecendo uniforme de inverno aos alunos da rede municipal

Tradição e o símbolo da escola

Por Estevão Gomes

O uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais. Com certeza, usar diferentes roupas a cada dia de aula é no mínimo, caro, devido ao desgaste. Fora isso, crianças e adolescentes numa certa idade sempre querem chamar a atenção dos colegas usando roupas diferentes e mais caras, desencadeando o consumismo.



Os uniformes foram criados para simbolizar as cores, o nome, a tradição e o símbolo da escola. Desta forma, os alunos uniformizados deveriam manter um comportamento exemplar e zelar pela imagem das instituições, mesmo fora delas. Entre as décadas de 40 e 70, o uniforme de uma instituição conceituada era um símbolo de aceitação social, sendo o sonho de muitos alunos e pais. A partir da década de 90, as escolas, principalmente privadas, mudaram bastante os modelos de seus uniformes, fazendo roupas mais confortáveis e descoladas.



De acordo com a Secretária Municipal de Educação de Dores do Rio Preto, Carla Vargas de Azevedo, essa padronização é importante. “Primeiro porque evita que a sala de aula se transforme em um ‘desfile de moda’. Além disso, seu uso desenvolve nos alunos um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças”.



Se a adoção de uniformes já desencadeia todas essas vantagens, melhor ainda quando o aluno recebe
esse uniforme gratuitamente, como é o caso da rede municipal de Dores do Rio Preto. “Foi uma grande conquista da comunidade escolar. Além do uniforme composto por camisa, short ou saia, que já vinha sendo oferecido, foram adquiridos também uniformes de inverno compostos por calça e casaco”, explica a secretária. 



Carla ainda destaca o inverno muito rigoroso na região do Caparaó. “Além da identificação do aluno onde quer que estejam, o novo uniforme trará conforto a eles, que na sua maioria saem de casa muito cedo para ir à escola”.


A Notícia do Caparaó 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90