O tenente músico da Polícia Militar Marco Aurélio Oliveira desenvolveu um projeto no município de Alegre, no Sul do Estado, que recupera mais de 60 anos de memória musical da cidade.
Neste projeto, intitulado “Memória Musical Du Alegre”, está sendo produzido um CD que resgata canções históricas compostas por músicos alegrenses de meados do século passado, entre eles Saint Clair Pinheiro, Paulo Abreu e Wilson Laerte. O objetivo, segundo o oficial, é fazer o registro, divulgação e perpetuação destas obras musicais, trazendo-as para o conhecimento da nova geração e dos apreciadores da boa música.
De acordo com o tenente Marco Aurélio – que também nasceu em Alegre e atualmente reside em Vitória – a ideia de construir esse projeto já é antiga, há cerca de 30 anos, desde quando estudava música na Banda Lira Carlos Gomes, uma das muitas que Alegre já teve. Lá ele ouvia sobre as obras e os tempos áureos da cultura alegrense, o que despertou, então, a vontade de conhecer mais sobre esse tempo e fazer o registro.
Durante a pandemia, com a parada das atividades, ele voltou à atenção para o projeto e começou a fazer as gravações. São chorinhos, valsas, bossa nova e fox trot, mesclando arranjos novos e originais.
“Esse projeto tem uma importância significativa no que diz respeito ao resgate histórico e cultural destas obras, que jamais podem cair no esquecimento, pois são composições de inegável valor, verdadeiros patrimônios da cultura brasileira”, completou.
Terceiro Batalhão, a sentinela do Caparaó!