01/09/2020 às 12h13min - Atualizada em 01/09/2020 às 12h13min

Comércio de Caparaó reduz em 02 horas o período de funcionamento

Aumento dos casos de Covid-19

Foi publicado, na noite deste dia 31/08, o Decreto nº. 1.277/2020, com o objetivo de “reduzir o horário de funcionamento das atividades econômicas permitidas, durante o período de enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19)”.

O texto, que começa a valer na próxima quarta-feira (02/09), pode ser acessado aqui:
www.bit.ly/3be6sNY.


De acordo com o normativo, as atividades econômicas e sociais situadas no Município de Caparaó poderão funcionar, com atendimento presencial, até às 20:00, incluindo bares, supermercados, lanchonetes e igrejas.

Após esse horário, somente será permitido o atendimento de forma remota ( delivery ou entrega em domicílio).


A decisão do Prefeito se deu após o recebimento de solicitações trazidas por membros do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19, relatando que o exponencial aumento de casos de infecção pelo Novo Coronavírus na última semana afetou setores estratégicos da rede de serviços local, incluindo os sistemas de saúde e de segurança pública.


Além disso, a notícia de que o número de leitos de UTI-COVID nos hospitais de referência em Carangola e Manhuaçu está praticamente esgotado – leia aqui (www.bit.ly/3jwAvDz) e aqui (www.bit.ly/2Dfbld9), causa preocupação, uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) trabalha com uma rede de atendimento regionalizada.

 
No entender dos gestores locais, o avanço da pandemia no Município poderá contribuir para o colapso do sistema de saúde microrregional e causar o retrocesso das atividades econômicas no Plano Minas Consciente, retornando à Onda Vermelha (isto é, a fase na qual somente os serviços essenciais podem funcionar de portas abertas).


Além da redução no horário de funcionamento do comércio e outras atividades (que levou em consideração que, no inverno, a circulação de pessoas à noite contribui para o surgimento de sintomas gripais e resfriados), serão tomadas as seguintes medidas:

- Retorno de barreiras sanitárias, de caráter orientador;

- Retorno da pulverização das ruas com solução de água sanitária;

- Colocação de cordão de isolamento nas principais praças da cidade, como forma de inibir aglomerações;

- Visitas de rotina nos comércios, com o objetivo de orientar aos comerciantes e clientes a respeito das recomendações sanitárias vigentes.


A Secretaria Municipal de Saúde reitera a toda a população que a pandemia ainda não chegou ao fim e reforça aos cidadãos caparaoenses que mantenham o distanciamento social, a prática da higienização das mãos e o uso de máscaras faciais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90