Pela primeira vez em 41 anos, a Coocafé realizou uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) online na manhã desta segunda-feira (27), quando foi aprovada a distribuição de mais de R$ 3 milhões na forma de benefícios para os cooperados. O evento contou com 80 associados conectados durante a transmissão por meio da plataforma Zoom.
Além de aprovada por unanimidade a destinação das sobras de 2019, durante a AGO foram apresentados o relatório de gestão (já disponível no site da cooperativa), planos e metas para 2020 e a prestação de contas.
Quanto aos recursos advindos do prêmio Fairtrade, a assembleia decidiu pela utilização para subsídio de sacaria e desenvolvimento de qualidade. A assembleia votou e autorizou também a venda de bens imóveis e a construção da Unidade Comercial de Lajinha e do escritório administrativo. Ainda durante a reunião, foram eleitos os Conselheiros Fiscais efetivos e suplentes para mandato 2020/2021.
A AGO da Coocafé seria realizada em março, mas precisou ser adiada devido à pandemia do novo coronavírus. A decisão da realização da assembleia em formato online foi tomada com respaldo no artigo 5º, da Medida Provisória 931/2020.
Desde que foi informada a realização da assembleia pela internet, as unidades comerciais e administrativa da cooperativa se responsabilizaram em cadastrar os cooperados na plataforma Zoom.
O cooperado Juesélito Amaral, de Espera Feliz (MG) comenta a experiência. “Foi muito organizado. Nunca tinha participado de uma assembleia virtual, mas entendo que por causa da pandemia essa foi a necessidade. A Coocafé está de parabéns pela organização”.
Confira a relação completa dos Conselheiros Fiscais eleitos:
Efetivos:
Hélio Luis de Amorim
Sebastião Garcia Pereira
Flávia Hubner de Oliveira
Suplentes:
Agostinho Bernardes da Silva
Maguinócio Cornélio
Júlio Maria Hybner Guimarães
(*Com informações da assessoria da Coocafé)