26/06/2020 às 18h50min - Atualizada em 26/06/2020 às 18h50min

Caparaó decreta Estado de Calamidade Pública

Pela segunda vez em 2020

Pela segunda vez no mesmo ano (2020), o Prefeito de Caparaó, Cristiano Xavier da Costa, decretou calamidade pública no Município. A decisão foi informada oficialmente numa reunião ocorrida na data de ontem (25/06) com os Secretários Municipais e com os membros do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à COVID-19.


Durante a reunião, Cristiano demonstrou preocupação com o aumento de casos de Novo Coronavírus em Caparaó e nos arredores, sobretudo porque, conforme ofício recebido pelo Secretário de Estado de Saúde na quarta-feira (24/06), se não houver um engajamento dos municípios mineiros na prevenção e combate à doença, o sistema de saúde poderá entrar em colapso.


No texto do Decreto nº. 1.254/2020, publicado no Portal da Transparência do Município (www.bit.ly/3g2MlUc), consta como um dos motivos determinantes para a declaração da medida excepcional os graves “impactos socioeconômicos e financeiros decorrentes da pandemia causada pelo agente Novo Coronavírus (COVID-19)” (art. 1º), dentre eles, o comprometimento das contas públicas ante à queda nas receitas e na arrecadação de tributos.

 

O Prefeito também reconheceu que, embora o funcionamento das atividades econômicas seja fundamental para a economia da região e para o sustento das famílias locais, é preciso, nesse momento, que todos façam a sua parte e observem as diretrizes do Plano Minas Consciente, em vigor no Município desde o dia 24 de maio.


Segundo o Plano, na Macrorregião Sudeste (a qual a cidade pertence) atualmente vigora a chamada “Onda Verde”, na qual somente os Serviços Essenciais podem funcionar de portas abertas, seguindo protocolos sanitários específicos. Além disso, foi publicado outro decreto (veja aqui: www.bit.ly/384ZFEK), que trouxe redução ao horário de funcionamento dos serviços essenciais.

 

A partir de segunda-feira, a fiscalização nos locais públicos e nos estabelecimentos comerciais será intensificada, além do retorno às barreiras sanitárias (previstas para ocorrerem até a metade da semana que vem).


Para maiores informações e acesso aos boletins diários, acesse: www.caparao.mg.gov.br/coronavirus/be

 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90