29/03/2020 às 16h58min - Atualizada em 29/03/2020 às 16h58min

Muriaé confirma primeiro caso de coronavírus

Alerta

O prefeito de Muriaé, Ioannis Grammatikopoulos, o Grego, anunciou na manhã deste domingo (29), juntamente com o secretário municipal de Saúde, Dr. Paulo César de Oliveira e o médico infectologista Daniel Licy, que foi confirmado o primeiro caso de coronavírus (COVID-19) na cidade.

A confirmação veio através de uma transmissão, ao vivo, pelo Facebook. Segundo o prefeito, o Comitê Extraordinário de Gestão para a Covid-19, recebeu quatro resultados na noite deste sábado (28), sendo que três foram descartados e um testou positivo.

Conforme o infectologista Daniel Licy, o caso é de transmissão local, ou seja, embora a fonte de infecção seja conhecida, foi transmitida dentro do município e não em viagem. "A situação de termos um caso de transmissão local nos coloca em um outro nível de medidas de contenção. É importante a gente frisar que o Estado tem demorado de sete a nove dias para liberação de pacientes testados, portanto, a gente está fazendo uma leitura de sete a nove dias atrás", disse.

O prefeito comunicou a suspensão do retorno gradativo do comercio e voltou a suspender todas as atividades comerciais no município. Ele também informou que durante a semana, novas medidas serão tomadas.

O paciente está clinicamente sem complicação e em isolamento residencial. "Queremos que todos fiquem tranquilos porque o paciente em questão já vem sendo isolado e monitorado desde o início", disse o secretário.

"O resultado virá de como a população reage e se comporta em relação a crise e não apenas com nossas decisões. [...] Gostaria de deixar para a população a minha impressão como especialista e não estou falando em nome dos outros, estou falando como Daniel Licy, infectologista, de que o coronavírus entrará em Muriaé, teremos mortes por coronavírus, que nenhuma instância superior propôs que não haverá a entrada do vírus em algum ponto e que nós devemos fazer isso de forma equilibrada para que nosso sistema consiga atender as pessoas que adoecem", finalizou o médico.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90